25 agosto 2015

{Resenha} Tempest (Trilogia) - Julie Cross

Se eu ao menos conseguisse voltar, será que conseguiria consertar tudo? As imagens pipocavam na minha mente — Holly em pânico, Holly sangrando e caindo no chão... Holly ainda respirando.
 
Resumo: Em 2009, o jovem Jackson Meyer descobre que pode viajar no tempo. Durante os seus “saltos” para o passado, nada muda no presente. Isso era apenas uma diversão inofensiva, até que sua namorada Holly morre durante uma invasão à sua casa. Em pânico, ele consegue voltar dois anos, mas descobre que ficou preso no tempo. Desesperado para voltar e salvar Holly, Jackson resolve tocar sua vida em 2007 e tentar descobrir o que puder sobre suas habilidades. Não muito tempo depois, as pessoas que atiraram em Holly, membros de um grupo apelidado pela CIA de “Inimigos do Tempo”, vêm a sua procura para recrutá-lo ou matá-lo. Com tudo isso acontecendo e Jackson ainda tentando encontrar pistas sobre as origens de sua família para descobrir mais sobre suas habilidades, ele precisa decidir até onde está disposto a ir para salvar Holly e possivelmente, o mundo inteiro. - (Skoob)


Optei por fazer a resenha da trilogia inteira por uma razão prática: esta história é continuada e não muito episódica. Se eu fosse falar dos outros livros em separado, estaria enchendo vocês de revelações do enredo. E acho que, se você quiser começar, você vai querer saber se vale a pena como um todo, considerando que o final só está no terceiro livro.

Já adianto a resposta. Esta não é uma obra-prima. Desde que você tenha isso em mente, bem como com o fato de que é apenas um YA, creio que valha a pena sim. Acredito que, para o gênero juvenil, ele até esteja além das expectativas.

O Jackson tem algum tipo de poder que apenas recentemente ele tem desenvolvido e que possui várias limitações. Com muito esforço e dor, ele consegue retornar ao passado e até interagir, mas não consegue mudá-lo,é o que ele chama de "meio saltos". Um dia, sua namorada é morta em uma invasão bastante estranha e seu desespero é tão grande que ele instintivamente realiza um salto completo até o passado, dois anos antes quando ainda nem a conhecia. De lá, ele começa a reescrever sua história com Holly e até a aprender mais sobre seus poderes, quando ele descobre que não é único capaz e que para essas outras pessoas arquitetar o futuro que almejam vale muito mais que uma vida. Jackson — e consequentemente Holly, seu ponto fraco — ficam no meio desse fogo cruzado.

O primeiro livro é meu favorito. Ele é quase uma história romântica normalzinha, começando a aventura mesmo mais para o final. Ao mesmo tempo, é quando essa trama começa que a história se revela mais densa.

O Jackson não é meu queridinho, mas gostei da evolução dele como personagem no primeiro livro — ele é meio que o mesmo nos livros seguintes, infelizmente. A bem da verdade, aquela passagem de um garoto riquinho e irresponsável ficou convincente no primeiro livro, mas não nos seguintes. Havia menções de seu comportamento anterior, mas eu via poucos vestígios nele próprio. Ela como se um raio houvesse caído na cabeça dele e queimado os fusíveis no mal. Acho difícil uma metamorfose total para bom moço, mas não é nada que te incomodará, geral. A Holly é uma ótima escolha para o grande amor dele. Na verdade, a série é muito boa com personagens, exceto com os vilões. Até o final, os vilões foram muito pouco explorados, deixando a sensação meio maniqueísta. No último livro, ainda ficamos sabendo um pouco sobre o Thomas, que seria o principal deles, mas não achei satisfatório e até me pergunto se alguém não avisou à autora do problema e ela incluiu à força aqueles detalhes. Devo também citar o Adam no primeiro livro — ele não tem muita participação nos seguintes — como um de meus favoritos. E confesso que, apesar de gostar muito da Holly, às vezes eu torcia para o Jackson acabar com a Lily, outra de minhas favoritas.

E esse foi meu medo por toda a série. Eu não tinha confiança de que a autora ia conseguir carregar aquele enredo até o final sem tudo explodir. Posso dizer que não explodiu. Ela perdeu muito ritmo no segundo livro. Havia também trechos em diário que beiravam à infantilidade e sacrificavam ainda mais o livro. Por outro lado, não foi um fracasso total. Poderia ter sido mais, porém, eu não esperava que fosse mais. Aliás, a história tem boas revelações até o final e nem eram realmente bobas.

Então, se o primeiro é tão melhor, vale a pena ler além do primeiro livro? Na verdade, o primeiro, diferente do segundo, tem um final meio fechado. Não quero revelar nada, mas acho que ele poderia se sustentar sozinho. Você ficaria com a parte romântica da história, sem realmente conhecer muito do enredo principal. O segundo livro é muito lento. É onde aparecem mais duas personagens de que gostei muito e que, infelizmente, estão em maior parte somente ali — elas ainda voltam em cenas do último, mas não são principais. Se você passar pelo segundo, não perca o terceiro. Eu o comecei bastante desanimada, mas ele tem um ritmo bom. Como sou fã de romances, o primeiro sempre será meu favorito, mas a história de verdade está no terceiro. Em suma, você pode ler o primeiro, ele tem fim. Contudo, eu aconselho ler a trilogia inteira.

Um conselho: se forem ler mesmo a trilogia, leia logo um livro com o outro. Eu cometi o erro de ler o segundo muito depois — porque ele ainda não tinha sido lançado à época e depois porque eu esqueci que existia — e tive que abrir o primeiro toda hora para lembrar. A autora não facilitou muito o trabalho na transição.
Minha nota abaixo acaba sendo a que dou para os três em separado, já que não temos meia coruja: eu daria 2,5 para o segundo; 3,0 para o terceiro e 3,5 para o primeiro.

Avaliação:





Serviço
Título Original:
Tempest
Editora: Jangada
Ano: 2012
Número de Páginas: 368

Título Original: Vortex (Tempest #2)
Editora: Jangada
Ano: 2013
Número de Páginas: 384

Título Original: Timestorm (Tempest #3)
Editora: Jangada
Ano: 2014
Número de Páginas: 368

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.