05 agosto 2015

{Resenha} Para Todos os Garotos que Já Amei (Para Todos os...#1) - Jenny Han


Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

A história mostra uma família muito unida, composta pelo pai médico e as três irmãs — as garotas Song. Aparentemente, as três são apaixonadas pelo vizinho e grande amigo da principal, Josh, quem eventualmente tornou-se namorado da irmã mais velha. O evento que abala esse equilíbrio é a decisão da irmã mais velha de cursar a faculdade fora do país. Sempre muito racional, ela opta por terminar seu relacionamento antes da partida, mas isso não quer dizer que sua família esteja pronta para também terminar com Josh, ou mesmo o próprio lide tão bem com a situação. Concomitantemente, Lara Jean, que sempre escreveu cartas para as paixonites de toda sua vida, precisa lidar com o fato de que essas acabam de ser enviadas sem ter o apoio da irmã e ainda tendo que ser responsável com a caçula da família. Uma estranha consequência disso é ela ter inventado estar namorando o ex de uma das garotas mais terríveis de sua escola.

Como veem, é bem difícil resumir esse livro com tanto que ocorre graças à mudança da irmã de Lara Jean, imagino que o leitor não vá ficar muito entediado lendo. Um resumo mais essencial seria que a Lara Jean agora está no meio de duas de suas antigas paixões, percebendo que talvez eles não fossem tão passado quanto ela gostaria. De um lado, o ex-namorado de sua irmã e seu amigo, agora muito vulnerável com o término, de outro, seu namorado de mentira e oposto a Josh.

Devo dizer que amei a história. É um YA com todos os elementos, mas tem aquele a mais fazendo muita diferença aqui. Nunca havia lido nada da autora antes e seu jeito de escrever é encantador. Por todo o tempo eu também quis ser uma das Song de tão divertido parecia ser o laço entre elas — apesar do problema com Josh. Aliás, e que problema... Quanto mais o livro passava, mais pena eu sentia de Lara Jean, porque Josh parecia entrar mais ao alcance dela a cada página e a cada página tornar-se mais inatingível. E na outra ponta do triângulo, estava Peter Kavinsky, o cara que nem mesmo eu havia considerado como alguém que ela deveria escolher. Eu gritava: fica longe que isso é problema! Melhor pegar sua irmã de tabela que aguentar essa ex dele!

Confesso uma pequena decepção, eu achava que as cartas deveriam ter feito mais. Elas desencadearam problemas, de fato, só nada que não pudesse ter acontecido de outra forma. Mas a ideia de elas existirem foi tão boa que as achei mal aproveitadas. A história foi muito acima do meu esperado então este detalhe se perder, pelo menos para mim.

Como estamos no canto das reclamações, não gostei da Lara Jean. Em muitas partes, pude me identificar com a personagem, mas em outras foi mais difícil aceitá-la. Este é um problema com YA's em geral, por isso, já é um ponto descontado por antecedência. Eu só a achei muito... mocinha de outra época. Preferia que fosse mais forte. Talvez seja uma história idealizada por dez ou vinte anos pela autora, foi o que fiquei me perguntando enquanto lia.

Última reclamação é o final. Não vou estragar nada, apenas se preparem para um final repentino. Novamente, estou tentando imaginar a situação da autora, mas suspeito seriamente que ele foi cortado e readaptado. Como muitos devem saber, este livro possui uma continuação. Bem, eu não sabia enquanto lia e levei um susto com como terminou. Essa continuação finaliza a história, não deve haver mais nada. Contudo, se pegarmos os primeiros, digamos, 5% do segundo livro, e cortarmos/adicionarmos uma ou outra cena no primeiro estará tudo resolvido em um só.

Não quero fazer aqui a resenha do próximo, nem devo dizer que ele foi inteiramente desnecessário. Quando terminei este, saí com várias dúvidas. O final é abrupto, mas sabemos o que é. Entretanto, há várias pontas discretamente soltas e isso me incomodou por todo o dia até me logar na internet para marcar o livro como lido e notar que ele era o nº 1 de uma duologia. Aí fiz: aaaah! Porque havia muita coisa solta mesmo. Por isso, aos que preferem não ler séries, preferem ficar pelo primeiro livro, fiquem à vontade, é possível. Aos que preferem histórias mais bem fechadas, ou leiam ambos ou não leiam nenhum. Se preferirem ler só o primeiro, uma sugestão: visitem uma livraria quando o segundo for lançado ano que vem e leiam o início. Só o início e podem parar. Acho que aquela introdução é um epílogo perfeito para o gosto de quero mais que você ficará ao final.

O que eu gostei muito foi como minha opinião sobre os dois garotos foi se alterando quase junto com as da Lara Jean. Eu realmente fiquei suspirando nas cenas do Josh e aí ficava com o rosto vermelho, rindo que nem boba, nas cenas do Peter, que aliás, como mencionei, não fazia ideia que cresceria tanto como personagem.

A quem indico esta história? Quem prefere histórias mais doces e um tanto mais inocentes. Não estou nem falando sobre sexo, mas o jeito da Lara Jean, como disse, não parece muito a mentalidade de uma menina de 16 anos dos dias de hoje. Especialmente quem gosta de histórias fofas que incluem famílias. Aos que são fracos de coração com triângulos... preparem-se. As chances de todos os lados darem errado eram tantas que até a última página a autora poderia dizer que Lara Jean "se casou J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história". Não recomendo aos que não têm paciência com garotas em YA, é preciso um pouco, rs.

Agora minha pergunta é o que eu teria escrito nas cartas para meus amores pretéritos?

Nota:



Serviço 
Título Original: To All the Boys I've Loved Before
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Número de Páginas: 320

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.