23 agosto 2015

{Resenha} Since You've Been Gone - Morgan Matson

"Amigos de verdade são aqueles em que você pode contar, não importa o quê. Aqueles que entram na floresta para encontrá-lo e trazê-lo para casa. E verdadeiros amigos nunca têm que te dizer que eles são seus amigos."

Resumo: Foi Sloane que puxou Emily para fora de seu casulo e fez a vida 100% interessante. Mas logo antes do que deveria ter sido o verão mais épico, Sloane apenas ... desaparece. Tudo o que ela deixa para trás é uma lista de coisas a fazer. Treze tarefas típicas de Sloane e que Emily normalmente nunca tentaria. Mas e se elas trouxessem sua melhor amiga de volta? Colheita de maçã na noite? Ok, bastante fácil. Dançar até o amanhecer? Certo. Por que não? Beijar um estranho? Um...

Emily terá agora neste verão inesperado, e com a ajuda de Frank Porter (totalmente inesperado), para cumprir com a lista de Sloane. Quem sabe o que ela vai encontrar? Ir nadar nua? Mas... o quê? - (Goodreads)



Emily considerava-se tímida, fechada, até que Sloane, a nova garota da cidade, apareceu para ser sua melhor amiga e fazê-la viver. Com isso, Emily ganhou namorado, diversão e sucessivas listas de como ousar. Mas Sloane desaparece sem aviso e para ela deixa apenas mais uma lista com desafios que Emily não tem certeza se teria mesmo alguma razão para cumprir os itens.

O livro é narrado em primeira pessoa e no passado pela própria Emily, começando justamente com a casa vazia de Sloane e a confusão que nossa personagem principal sente por aquela situação. Intercaladas, estão cenas de tempos antes, mostrando a rotina de amizade das suas.

A química é semelhante ao que vemos em YA's focados em amizade, a Sloane é a popular, é a luz de que nossa principal dependia para viver até algo acontecer e a principal ter que se ver sem sua gêmea siamesa mais bonita. Normalmente, concluímos que a outra metade era tóxica e estava era impedindo o crescimento dela, fazendo-nos concluir que, provavelmente, você viveria melhor sem sua melhor amiga.

Um positivo para esta história é que o livro vai sim argumentar que a Emily precisava se afastar um pouco da Sloane para brilhar por si mesma, que aquela dependência não era saudável. Entretanto, não era tóxica a amizade. Ao final, e juro que não é um spoiler, até concluímos como é bom ter uma boa amiga. É muito fofo esse laço entre as duas e apesar das consequências para a Emily, a autora conseguiu reafirmar isso. Parabéns a ela!

A lista... muitos itens eu podia prever, mas achei bem inesperada em outros. Acho que se escrevesse um livro, não incluiria um incentivo ao furto, mas bem... tirando esta leve crítica, foi uma lista divertida até de se ler. Abraçar um(a) Jamie sempre será meu item favorito. Minha cena favorita, relacionada à lista, é a de ir nadar pelada. Eu morria de rir daquilo, pois já adianto, ela não irá sozinha.

Algo que achei estranho foi como os itens foram mudando a vida da Emily. Nisso, a autora forçou um pouco. Mas foi só um pouco, ainda deu para acreditar que pudesse acontecer.

E o melhor do livro... é o nosso garoto. O interesse romântico da Emily é o Frank. O livro é consideravelmente longo para o gênero, mas eu praticamente nem senti, porque virava as páginas em busca dele. Todas as cenas em que ele estava, alguma coisa acontecia. O garoto não dava uma dentro e a primeira dele é a que preciso destacar. Ele consegue ficar preso numa dessas paredes de escalar enquanto decide que precisava bancar o herói e recuperar o irmãozinho da Emily, quem havia escalado até o topo sem a corda de segurança. Mas nosso garoto tem medo de altura. Resultado: o irmãozinho foi quem desceu até ele e fez a terapia para ajudá-lo a descer. Essa é outra de minhas cenas preferidas.

Mas temos um sério problema com ele: ele tem namorada. Uma namorada bonita e inteligente a quem ele parece ter devotado toda a vida. Por mero detalhe, eles acabam separados pelo verão e, graças a isso, a Emily começa a conversar com ele. Ele, inteligentíssimo por si próprio, sempre foi fã de quebra-cabeças e aceitar ajudá-la com a lista — talvez Sloane houvesse deixado para trás algum código nela.

Frank é um cara legal do início ao fim e nós queremos que nosso garoto seja um cara legal, né? E para isso, ele precisa não se apaixonar pela Emily, o que é o que queremos que aconteça mesmo assim. Esse é um problema que o livro terá que enfrentar...

Falando em personagens, o Frank tem um melhor amigo — muito pouco brilhante — chamado Collins. Ele é meio como a Sloane dele às vezes e acaba fazendo com o que o Frank se descontraia um pouco mais. Adorei esse personagem. A autora conseguiu construi-lo muito bem e eu morria de rir sempre que ele errava o nome da Emily.

Como podem ver, este livro está entre meus preferidos. Temos um romance e o garoto não é um idiota. Sinceramente, os momentos mais próximos de o Frank ser um idiota, eu estava com pena demais dele para xingá-lo. A Emily também tem seus momentos menos brilhantes, mas é uma boa personagem. E a família louca dela também ficou na minha lembrança, encenando peças na sala de casa e chamando visitas desavisadas... rs. E ao final, o que terá acontecido com a Sloane? Só posso dizer que a autora se saiu muito bem explicando tudo. Gostei muito do desenvolvimento das personagens e do desfecho.

Não me interessei por outras obras da autora ainda, mas aguardo ansiosa por um enredo que me atraia. É uma a que se prestar atenção!


Avaliação:






Serviço
Título Original:
Since You've Been Gone (Desde que você se foi)
Editora: Simon & Schuster Books for Young Readers
Ano: 2014
Número de Páginas: 449

2 comentários :

  1. Parece legal. Só me perguntei se a solução do desaparecimento - se é que teve - agradou. Sempre que pego um livro desses acabo ficando meio focada demais nisso.

    Eu já disse que essa capa por alguma razão me lembra As Virgens Suicidas? Acho que sim... Deve ser alguma mensagem subliminar na cor porque nada a ver...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não leria o livro pelo mistério do desaparecimento, mas não foi uma má resposta! :D Da capa... deve ser sido porque ficou muito perto a imagem xDD

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.