01 janeiro 2017

{Resenha} Valsa Maldita - Tess Gerritsen

Título Original: Playing with Fire
Autor: Tess Gerritsen
Editora: Record
Ano: 2016
Número de Páginas: 238


Uma linda melodia poderia despertar o que há de mais sombrio no ser humano?









Resumo: No ambiente frio e sombrio de um antiquário em Roma, a violinista americana Julia Ansdell depara com uma partitura intrigante — a valsa Incendio — e é imediatamente atraída pela peculiar composição. Carregada de paixão, tormento e de uma beleza arrepiante — e aparentemente inédita aos olhos do mundo —, a valsa com seu tom menor fúnebre e seus arpejos febris parece ter vida própria. Determinada a dominar a obra complexa, Julia decide ser o instrumento que fará com que sua melodia seja ouvida. Já de volta à Boston, no instante em que o arco de Julia começa a ser deslocado pelas cordas do violino, desenhando no ar aquelas notas intensas, algo sinistro é despertado — e a vida de Julia fica sob ameaça iminente. A música parece exercer um efeito inexplicável e macabro sobre sua filha pequena, que se mostra drasticamente transformada. Convencida de que a melodia hipnótica de Incêndio está desencadeando uma maldição, Julia decide investigar a história por trás da partitura e encontrar a pessoa que a compôs. Suas buscas a levam à milenar cidade de Veneza, onde Julia descobre um segredo sinistro de várias décadas envolvendo uma família perigosamente poderosa que fará de tudo para impedir que ela revele a verdade ao mundo — custe o que custar. - (Amazon)


Impressões:
O livro se divide em duas tramas: na primeira, nos dias atuais, somos apresentados a Julia Ansdell e acompanhamos sua vida perfeita – musicista integrante de um quarteto de cordas relativamente conhecido, família de comercial de margarina... – desmoronar quando sua filha começa a apresentar comportamento violento após ouvi-la tocar uma música misteriosa, cuja partitura trouxe da Itália, ao violino. A saga de Julia culmina em uma fuga para Veneza, onde ela espera encontrar respostas ao investigar a origem da partitura.

Na segunda trama, somos levados a uma realidade completamente diferente: Lorenzo Todesco, segundo filho de uma família judia vivendo na Itália, tenta passar despercebido nos últimos anos da Segunda Guerra ao mesmo tempo em descobre o amor e tenta manter viva sua herança musical. 

Essa segunda narrativa é maravilhosa. A autora declarou que queria fazer uma homenagem aos judeus que viviam na Itália nesse período negro da história da humanidade e criou uma trama bastante real e cheia de emoção, com personagens bem estruturados e com personalidades marcantes – destaque para Laura Balboni, a garota por quem L. Todesco se apaixona. 

O mistério envolvendo Julia, porém, foi o ponto fraco do livro. As explicações encontradas pela autora me agradaram bastante, por serem convincentes e amarrarem bem todas as pistas, mas, tendo o livro menos de 250 páginas, ela acabou sendo desenvolvida demasiado rápido, deixando uma sensação de que poderia ter rendido mais. Também fiquei em dúvida se gostei da escolha da autora em finalizar a trama de Lorenzo através de terceiros nos dias atuais ao invés de continuar narrando aquela linha de tempo até o fim. Não acho que tenha comprometido demais o resultado final, mas, mais uma vez deixou a sensação de que o livro teria se beneficiado de mais páginas. 

No geral, considerei esse um dos melhores trabalhos da Tess Gerritsen. Mais do que recomendado. 

Curiosidade: a autora é também musicista e compôs pessoalmente a valsa Incêndio, que faz parte do livro. Ela pode ser encontrada no Youtube em várias versões. Aqui na versão da própria autora: (Já ouvi várias vezes e não matei ninguém, então é seguro! :P)



Avaliação:

   

2 comentários :

  1. Adorei o livro.. Agr é esperar q façam uma versão cinematográfica.. Seria perfeito.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.