17 janeiro 2017

{Resenha} Suzy e as Águas-Vivas - Ali Benjamin

Título Original: The Thing About Jellyfish
Autor: Ali Benjamin
Editora: Verus
Ano: 2016
Número de Páginas: 224


"No fim, é um presente passarmos tempo com pessoas de quem gostamos. Mesmo que seja imperfeito. Mesmo que esse tempo não termine quando ou como esperávamos. Mesmo quando essa pessoa nos deixa."








Resumo: Suzy Swanson está quase certa do real motivo da morte de Franny Jackson. Todos dizem que não há como ter certeza, que algumas coisas simplesmente acontecem. Mas Suzy sabe que deve haver uma explicação — uma explicação científica — para que Franny tenha se afogado. Assombrada pela perda de sua ex-melhor amiga — e pelo momento final e terrível entre elas —, Suzy se refugia no mundo silencioso de sua imaginação. Convencida de que a morte de Franny foi causada pela ferroada de uma água-viva, ela cria um plano para provar a verdade, mesmo que isso signifique viajar ao outro lado do mundo... sozinha. Enquanto se prepara, Suzy descobre coisas surpreendentes sobre o universo — e encontra amor e esperança bem mais perto do que ela imaginava. - (Amazon)


Impressões:
Um livro que me surpreendeu do começo ao fim. 

Escolhi sem esperar muito, porque dramas com personagens adolescentes – mesmo os no começo da adolescência, como é o caso aqui – não se encaixa na minha preferência habitual de leitura. Esse, no entanto, tem uma escrita tão dinâmica e ao mesmo tempo sensível, que foi uma exceção. 

O livro acompanha a jornada de Suzy para superar a morte de sua melhor amiga, Franny, com quem ela não estava nos melhores termos ultimamente. Um caso típico de crianças que crescem e se afastam por desenvolver interesses diferentes (ao menos no caso de uma delas). A mãe de Suzy não consegue explicar o porquê de tamanha tragédia acontecer e, durante uma visita a um aquário, ela se depara com uma exposição de águas-vivas e coloca na cabeça que essa foi a causa da morte da amiga e que tem que provar isso para o resto do mundo de todas as formas. Mesmo que para isso tenha que fugir de casa e ir sozinha encontrar um especialista no assunto que vive na Austrália. Detalhe: Suzy praticamente deixou de falar desde a perda, o que a leva a ser obrigada a fazer terapia, além de ninguém fazer a mínima ideia do que está se passando em sua cabecinha cheia de ideias. 

Como disse antes, o livro tem um texto maravilhoso. É fácil de ler e faz com que você se apegue aos personagens antes mesmo de perceber. Ali Benjamin criou aqui alguns dos pré-adolescentes mais adoráveis que já vi em livros (sim, Justin, estou falando de você). Outro ponto positivo foi que a autora foi muito feliz em construir o final gradativamente, ao invés de fazer as coisas acontecerem nas últimas páginas, como não é incomum no gênero. 

Se eu tiver que apontar um defeito, é apenas o excesso de curiosidades científicas – inclusive sobre as próprias águas-vivas – que a autora insere em praticamente todos os capítulos do livro. Elas não chegam a destoar, pois são narradas no ponto de vista da Suzy como todo o resto; nem chegam a entediar. O excesso, porém, acaba afetando o ritmo em alguns momentos. 

Indicadíssimo para leitores de todas as idades, inclusive os mais exigentes.


Avaliação:


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.