25 janeiro 2017

{Resenha] Depois de Você - Jojo Moyes

Título Original: After You (Me Before You, #2)
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Número de Páginas: 320

"Não pense muito em mim. Não quero que você fique toda sentimental. Apenas viva bem. Apenas viva…"


ATENÇÃO: SPOILERS DE "COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ"


Resumo: Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.

Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente. - (Amazon)


Impressões:
A minha opinião é que esse plot teria funcionado melhor com outros personagens. Quando soube que esse livro existia, pensei que uma continuação de Como Eu Era Antes de Você era algo completamente desnecessário e a impressão não mudou depois de lê-lo.

Não é que eu tenha detestado. Louisa continua sendo uma personagem adorável, protagonizando várias situações engraçadas, apesar do drama que vive nessa sequência, tendo que lidar não só com o fato de Will ter morrido, mas de ter acontecido de uma forma que ela ainda não tem certeza de que não poderia ter sido evitado.

A autora não cometeu o erro de mudar a personalidade de nenhum dos outros personagens que já conhecemos desde o último livro – a família de Lou, por exemplo – o que é um ponto positivo. Os novos personagens também são simpáticos e bem construídos. O problema realmente foi que não acho que precisávamos de um novo livro para que a autora nos dissesse que Louisa Clark estava tentando seguir em frente. O enredo também é um tanto irregular. Lou transita entre vários núcleos interligados: o emprego que detesta, um grupo de terapia para pessoas vivendo o luto, o novo interesse amoroso, problemas familiares, além de uma adolescente que entre repentinamente em sua vida e ela se dedica em ajudar. O plot da adolescente ocupa a maior parte do livro e é cheio de altos e baixos, às vezes entregando um drama interessante, às vezes soando como algo emprestado de um YA. 

No geral, é um bom entretenimento, com uma maior carga dramática em relação ao primeiro livro (sim, apesar de todo o drama de Will, Como Eu Era Antes de Você consegue ser mais leve e bem humorado), mas sem acrescentar muito à história de Louisa. Quem espera por uma conclusão fechada, talvez se decepcione um pouco com o final. Ele deixa tantas possibilidades abertas que poderia até haver outra continuação... Ah... Melhor não?


Avaliação:

  

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.