23 janeiro 2017

{Resenha} Simon vs. a Agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli

Título Original: Simon vs. the Homo Sapiens agenda
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Número de Páginas: 276

Mas estou cansado de sair do armário. Tudo que faço é sair do armário. Eu tento não mudar, mas eu continuo mudando, em todos estes pequenos modos. Eu consigo uma namorada. Eu tomo uma cerveja. E a cada maldita vez, tenho que me reintroduzir ao universo tudo de novo.


Resumo: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.

Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.

Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.



Não sei se alguém já disse, mas sempre vi este como um dos melhores livros YA de temática LGBT, e pra mim ficou lá junto com Apenas um Garoto. Não fosse a maratona, eu o teria economizado para sempre!

Simon enfim encontrou uma espécie de alma gêmea para conversar de problemas referentes à sua sexualidade e o que mais for com o seu amigo por correspondência. Só que Blue é apenas um pseudônimo, e ele não faz ideia de quem seria sua identidade secreta. A coisa fica crítica quando um garoto de seu ano ameaça expor um screeshot de suas correspondências com Blue em troca de uma chance com uma amiga de Simon, por quem seu melhor amigo já é apaixonado.

Muitos dos temas que estão em Três Coisas Sobre Você se repetiram aqui. Simon não é simplesmente um livro sobre homossexualismo, por isso mesmo eu consegui aproveitar bastante. Aliás, sobre o tema "amigo secreto por correspondência" que os dois dividem, se alguém interessar quero listar alguns diferenciais em Simon:

1- Você realmente demora a descobrir quem é o Blue. Enquanto em Três Coisas eu suspeitei na primeira vez que disseram o nome da pessoa, no Simon até para suspeitar demorei muito, o que tornou a leitura bem excitante nessa parte.

2- Mas muito da história principal está nisso. Claro, Simon tem vários outros conflitos, só que a maioria retorna ao Blue, até porque é por causa de um e-mail com ele que ele vem sendo ameaçado. O fato de você nem saber quem o Blue é diminui o romance no livro, afinal, você não quer torcer pela pessoa errada.

3- As trocas fofas de Três Coisas estão mais concentradas nas mensagens entre ambos. Em Simon, nem tanto. A autora reservou uma parte significativa do livro para desenvolver o pós-revelação. Isto foi excelente e tornou o final mais que completo.

Fugindo agora das comparações, Simon tem um bando de personagens e cada um é tão redondo quanto o próximo. Gostei de como foram desenvolvidos, mesmo quando eu não exatamente gostava das pessoas. Sinceramente, o Martin parecia ter dupla personalidade de vez em quando! E a família do Simon é fenomenal! Incrível como até a Alice, que mal apareceu, conseguiu mostrar uma história só dela. (Não é engraçado ela conseguir um namorado chamado Theo, quando a família fala tanto d'Os Esquilos???)

Para mim, não superou Apenas um Garoto apenas em entretenimento, apesar de o final de Simon dar de mil. Ainda assim, foi tudo o que eu esperava e até muito mais. Recomendo para quem gosta de LGBT YA. Este é um 4 corujas bem seguro!

Avaliação:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.