11 janeiro 2017

{Resenha} Sussurro (Hush, Hush #1) - Becca Fitzpatrick

Título Original: Hush, Hush
Editora: Intrínseca
Ano: 2010
Número de Páginas: 264

Tenha em mente que as pessoas mudam, mas o passado não.



Resumo: Se apaixonar nunca foi tão fácil… ou tão mortal. Para Nora Grey, romance não era parte do plano. Ela nunca se sentiu particularmente atraída por nenhum garoto de sua escola, não importa o quanto sua melhor amiga Vee os empurre para ela. Não até a chegada de Patch.

Com seu sorriso tranquilo e olhos que parecem enxergar dentro dela, Nora é atraída por ele contra seu bom senso. Mas após uma série de acontecimentos aterrorizantes, Nora não sabe em quem confiar. Patch parece estar onde quer que ela esteja, e saber mais dela do que seus amigos mais íntimos.

Ela não consegue decidir entre cair nos braços dele ou correr e se esconder. E quando tenta encontrar algumas respostas, ela se acha próxima de uma verdade que é bem mais perturbadora do que qualquer coisa que Patch a faça sentir. Pois Nora está bem no meio de uma antiga batalha entre os imortais e aqueles que caíram – e, quando se trata de escolher lados, a escolha errada poderá custar sua vida. 


É como se este fosse um livro para ler muitos anos atrás. Lê-lo recentemente foi perturbador.

Vamos a um resumo rápido. Coisas estranhas começam a apavorar Nora desde que ela conheceu Patch, seu novo parceiro das aulas de biologia. Ninguém acredita nela, nem ela mesma acredita. Mas tem um homem numa máscara de ski que parece querer matá-la, o novo garoto que ela conheceu provavelmente é um assassino e seu parceiro de biologia talvez seja um anjo caído.

É impossível não comparar muitas as cenas com Crepúsculo, mas quando eu chamo de perturbador vai muito além do péssimo costume do Edward de ficar observando a Bella dormir. Muitas das cenas até me lembram um pouco livros eróticos — sem o sexo. Não vi romance nenhum, eles simplesmente falavam os flertes da boca pra fora. E só em livro erótico isso faria algum sentido, né?

Eu não entendo que espécie de atração é essa da Nora com o Patch. Lembro que quando li Crepúsculo, eu nem tinha me incomodado com os hábitos de stalker do Edward até me separar do livro e pensar melhor. Neste aqui eu não consegui nem mesmo gostar do Patch. para falar a verdade, acho que nem a Nora conseguiu gostar do Patch porque até perto do fim ela morria de medo dele. Isto não é apenas um stalker que não entende respeito à pessoa amada. Sim, eu ainda acho que Edward tenha defesa. E não, o Patch não tem nenhum. Ele é assustador, em momento nenhum ele se importa com a opinião da Nora, não quero dar spoiler mas nem mesmo esse é o objetivo dele não vi nada que justificasse qualquer mudança para alguém que se importasse. A autora meio que pulou os passos.

Mas não para aí. O grande problema é que enquanto o Edward nem mesmo conseguia ler os pensamentos da Bella, o Patch tem acesso livre a controlar a mente da Nora. Literalmente. Alguém aqui é familiarizado com gaslighting? Porque este livro foi, para mim, um remake assustador.

Vi muitas resenhas por aí também acusando a Nora. Em parte, dou razão que ela também não tem reações muito normais. Você está curiosa com o novo aluno e invade os arquivos da escola após acionar o alarme de incêndio para ver a ficha dele? Por outro lado, não fosse este um romance, mas algum thriller psicológico, a autora estaria de parabéns na progressão — ou regressão — do estado psicológico. Ela está vendo pessoas a atacando, está se vendo despencar para a morte, começa a ouvir vozes em sua mente dizendo o que pensar, imagina coisas, um garoto suspeito age com você como se fosse te estuprar a qualquer momento e seu professor se recusa a te afastar dele imediatamente... Invadir arquivos da escola se torna bem justificável quando sua psiquê chega a esse ponto.

Eu realmente queria ter lido um livro não romântico da Becca Fitzpatrick, porque ela fez todo o resto muito bem. Outro ponto alto, além dessa mostra de psicologia do personagem, foi a ação no final. Temos umas cenas que fazem o leitor prender a respiração. Ademais, ela conseguiu, no meio de toda essa fantasia, amarrar o enredo e ainda incluir algumas viradas que eu não esperava, simplesmente porque não imaginava que houvesse ainda mais do enredo. Confesso que a subestimei nesse ponto. Ainda assim, algumas coisas ainda pareceram um pouco superficiais demais, infelizmente. O livro nem estava tão longo, então alguns personagens e panos de fundo poderiam ter sido mais bem desenvolvidos. O final, contudo, foi bastante satisfatório.

Enfim, como romance, esta história foi um fracasso total. Mais que isso, tem um milhão de pontos negativos de tão perturbadora que é. Quase um pesadelo. Sendo lida por outro gênero, embora quase impossível de ser feito, ela tem sim suas qualidades, qualidades estas muito superiores a seus pares como Crespúsculo (que aliás, não conseguia nem mesmo manter um enredo em que a resolução de um livro combinasse com o conflito inicial, isso sem considerar que cada livro terminava sem realmente um final).

Foi um livro rápido, simples de ler e do tipo que não só passou fácil, como me manteve interessada. Pena que pelos motivos errados, rs.

Vou ler o segundo? Talvez, pois estou curiosa se a autora consegue acertar o Patch (duvido que consiga sem sair do personagem, mas até isso já seria ótimo) e mais ainda, estou curiosa com o aprofundamento da história, já que o primeiro livro fechou "tudo" já satisfatoriamente.



Avaliação:

2 comentários :

  1. Terminei de ler um livro esses dias que foi muito ruim para mim, mas se eu tivesse lido anos atrás, talvez a minha percepção dele fosse totalmente diferente. Com Hush, hush o caso é o contrário, li ele há anos e curti, agora se eu lesse hoje, com outros olhos e uma opinião mais critica, talvez não gostasse.

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso faz sentido sim, tem muita coisa que evito reler ou rever por causa disso. Tem muitas que gostamos porque era do que precisávamos no momento ou, no caso deste livro, tem um tanto a ver com diferenças de mentalidade. Mesmo hoje foi um livro gostosinho de ler, pena que traga esses detalhes que à época eu talvez não tivesse ligado, mas que hoje deram até um ar de filme de terror, rs.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.