02 fevereiro 2017

{Resenha} Harry Potter e a Criança Amaldiçoada - John Tiffany

Título Original: Harry Potter and the Cursed Child 
Autor: John Tiffany & Jack Thorne
Editora: Rocco
Ano: 2016
Número de Páginas: 352

Harry Potter 8: Um fanfic oficial da série.




Resumo: Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados. - (Amazon)


Impressões: 
Eu disse que não ia ler esse livro porque, no geral, não passa de um fanfic - sem querer desmerecer os fanfics, que são minha droga. O caso é que eu achava que podia encontrar plots bem mais interessantes garimpando nos sites de fics da vida. Ainda acho isso. Em especial porque o canon da JK não me agrada muito - Oh, Hermione, por que você teve que casar com o Rony? E, Harry... Sério? A Ginny?

Er... No final a curiosidade falou mais alto e resolvi ler o livro. E, embora o negócio inteiro grite EU SOU UM FANFIC, não me arrependi.

Harry, Hermione, Rony, Draco, etc estão todos velhos, casados, com filhos... O livro (que na verdade é o roteiro de uma peça, então esse é o formato, caso alguém não saiba ainda) gira em torno do filho do meio de Harry, Albus, que é todo revoltado e inseguro e ainda comete o grande pecado de ir parar na Slytherin. E de se tornar o melhor amigo de Scorpius Malfoy, cuja família não é lá muito bem vista no mundo mágico, além de ser o centro de um rumor de que na verdade ele seria filho do Voldemort. Albus e Harry não se dão bem e não exatamente compartilham das mesmas opiniões. Nisso, o garoto decide que é uma boa ideia roubar um vira-tempo, o último ainda funcionando, no Ministério da Magia, e voltar anos para salvar a vida de Cedric Diggory.

O primeiro ponto positivo do livro é a amizade entre Albus e Scorpius. Diferente do trio Harry/Rony/Hermione, eles são bruxos bem abaixo da média e completamente impopulares. Sequer têm amigos além um do outro. Os dois são personagens carismáticos, com personalidades bem definidas. Gostei especialmente do Scorpius. O segundo ponto são as viagens de volta no tempo, que sempre criam consequências inesperadas que a dupla de amigos precisa consertar. Estas foram bem boladas e mantiveram o interesse no livro até o final. 

A relação Alvo/Harry é bastante explorada, mas acho que teria sido mais interessante em outro tipo de narração. Vista apenas em diálogos, não consegui me importar muito - até porque era bem óbvio como tudo ia acabar. 

O grande ponto negativo, porém, foram os personagens já conhecidos. Todos soaram bastante OOC, (para usar um termo de fanfic), especialmente Draco Malfoy. Embora eu esperasse mais maturidade deles, por estarem mais velhos, a única personagem que me soou fiel ao original foi Minerva McGonagall. Não foi um caso de OOC extremo, mas algumas personalidades e interações pareceram um tanto forçadas. 

Bom, desde que seja lido como o que é, um fanfic, é uma leitura rápida e agradável. Acredito que não será uma grande decepção, mesmo para os fãs.


Avaliação:


  

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.