07 fevereiro 2017

{Resenha} Amor Amargo - Jennifer Brown

Título Original: Bitter End
Autor: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Ano: 2015
Número de Páginas: 256

Olhando fundo nos meus, seus olhos passavam ao mesmo tempo uma sensação de perigo e segurança.

Resumo: Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado. Até Cole aparecer. Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade. - (Amazon)


Impressões:
Talvez eu esteja delirando aqui, mas vou dizer exatamente o que pensei durante toda a leitura desse livro: a autora pegou um grupo de adolescentes (que poderiam muito bem se passar por pré-adolescentes, considerando o comportamento) desacompanhadas - isso porque os adultos nesse livro são totalmente inúteis e só aparecem para assinar ponto, provar que existem - e jogou um vilão de livro da Danielle Steel no meio deles. 

Danielle não faz bem meu estilo, mas cheguei a ler alguns livros dela muitos anos atrás. Lembro particularmente de um sobre uma garota que apanhava do namorado e o Cole é tão, mas tão parecido com ele, que não pude parar de fazer comparações. De todos os personagens, Cole é o que soa mais destoante. Nunca me soou muito como um adolescente, apesar de isso não ser uma crítica. Eu realmente não sei se há um jeito certo de escrever sobre um adolescente com problemas de comportamento a ponto de espancar as namoradas. Talvez eles todos pareçam com vilões de livros de Danielle Steel?

O livro é ruim. Ele segue uma cartilha tão precisa de como deve ser uma história sobre uma garota que apanha do namorado que não há absolutamente nenhuma surpresa. Todo mundo já viu isso em inúmeros livros, filmes, episódios de séries... 

A narração também é chatinha. Dá a impressão de que a voz é de uma menina novinha e extremamente imatura; mais o tipo de coisa que eu espero desses YAs com meninos de 12 anos, que de um livro abordando um tema sério e polêmico, acontecendo com jovens de 17/18 anos. 

Quanto aos personagens, não consegui gostar de ninguém. Alex não é uma personagem detestável, mas também não é especialmente interessante. Ela tem umas atitudes bem difíceis de engolir com relação a forma como trata as pessoas a sua volta, em especial os amigos de infância, Zack e Bethany. Estes, francamente, foram o ponto mais baixo do livro. Os achei mais irritantes que qualquer outra coisa. A autora não se empenhou muito em fazer com que o leitor pudesse conhecê-los e se identificar com eles, de forma a vê-los como um porto seguro na vida de Alex. Quanto a Cole, é simplesmente o namorado espancador e manipulador genérico e sem razão de ser. A autora até tenta criar um background que explique seu comportamento, mas, talvez até pela narração em primeira pessoa, não funciona nada bem.

O ponto positivo do livro e que o salvou de uma avaliação mínima foi o esforço da autora em criar uma história que explicasse o porquê da protagonista ser uma garota tão carente e insegura. O mistério envolvendo a morte da mãe dela é interessante em um primeiro momento, embora acabe perdendo a força na resolução. Quando tudo finalmente é explicado fica uma sensação de “se era só isso, por que tanto mistério?” 

Amor Amargo deixou demais a desejar, em especial por ser a mesma autora de A Lista Negra, um livro bem superior.


Avaliação:

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.