12 dezembro 2015

{Resenha} Os Gatos Nunca Mentem Sobre O Amor - Jayne Dillon

Título Original: Jessi-cat: The Cat That Unlocked a Boy's Heart
Editora: Universo dos Livros
Ano: 2013
Número de Páginas: 216

A história da gata que tocou o coração de um garotinho...













Lorcan Dillon tinha sete anos quando sua mãe, Jayne, o ouviu dizer “eu te amo” pela primeira vez. As palavras não foram dirigidas a ela, mas à Jessi, seu bichinho de estimação. Lorcan é autista e sofre de mutismo seletivo, uma condição que o impossibilita de falar em determinadas situações, tornando-o incapaz de expressar emoções ou desfrutar do carinho de seus familiares. Ele nunca disse que amava alguém, mas tudo isso começou a mudar com a chegada de uma gatinha filhote chamada Jessi. 
Os gatos nunca mentem sobre o amor é a história tocante de como o afeto e a atenção de uma companheira amorosa possibilitou que um menininho começasse a se comunicar com o mundo que o cerca. Lorcan passa horas brincando, fazendo carinho e dizendo o quanto a ama. Ele também passou a se abrir mais para os outros, fazendo amizades na escola e progredindo constantemente. Jessi deu provas de ser tão inspiradora que recebeu os títulos de Melhor Amigo e Gato Nacional do Ano de 2012 pela Cats Protection Awards. 
Este livro é o relato emocionante de uma grande amizade e de como o amor entre um garotinho e seu animal de estimação mudou a vida de uma família para sempre. - (Amazon)


asdfghjkl;’

Alerta de gato fofíssimo!!!

Não vou nem tentar me defender. Eu sou uma dessas loucas adoradoras de gatos que ficam horas vendo vídeos de filhotes bonitinhos mexendo os bigodes na Internet e assustam os felinos da vizinhança correndo atrás deles com uma cara maníaca. Quando vi esse livro, com essa gata maravilhosa na capa, eu simplesmente TIVE que comprar. Também contou o fato de que minha avó – de quem provavelmente herdei minha loucura por gatos – já tinha lido os livros do Bob (Um Gato de Rua Chamado Bob / O Mundo Pelos Olhos de Bob; ambos pela Editora Novo Conceito) tantas vezes que eu estou ficando com medo de que ela acabe desmontando-os. Precisava de algo novo do gênero para entreter a família.

Então... As fotos da gata, Jessi-cat, são adoráveis. A história da gata... mais difícil de dizer, porque o livro não é realmente sobre ela.

Mais cedo esse ano, depois de ler os livros do Bob e decidir que gosto de biografias envolvendo animais, comprei uma história sobre uma cachorra heroica que salvou seu dono cego do World Trade Center (Adorável Heroína; editora Universo dos Livros). Um bom livro, mas que me decepcionou por não ser realmente sobre a cachorra, mas sobre seu dono e os desafios que enfrentou por causa de sua deficiência. A história de Jessi-cat sofre do mesmo mal. Apesar de ser um livro interessante, ele na verdade é sobre a luta de uma mãe para conseguir ter seu filho portador da Síndrome de Asperger diagnosticado e os problemas que a criança enfrentou para ter um acompanhamento adequado dentro do sistema de ensino americano. 

Não costumo escrever resenhas de livros de não ficção ou biografias, mas resolvi falar sobre esse porque tem me aborrecido que as editoras vendam esse tipo de relato envolvendo animais como se eles fossem o ponto central da história ou pelo menos estivessem profundamente envolvidos nas mesmas. Não tenho dúvidas de que Jessi-cat beneficiou o garotinho e de que a mãe do mesmo deve ter escrito o livro com a melhor das intenções, mas não o indicaria para amantes de gatos. A gata sequer aparece até quase a metade do livro e mesmo assim sua participação é modesta. Quem, por outro lado, se interessar pelo dia a dia de uma criança com Asperger e mutismo seletivo, vai encontrar uma leitura interessante.

Jessi-cat tem um twitter (https://twitter.com/LoveCatJess). Indico para quem quiser ver fotos fofas de gatos ou estiver interessado em saber mais sobre a vida dessa gatinha.


Avaliação:




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.