14 dezembro 2015

{Resenha} Garota Online - Zoe Sugg

Título Original: Girl Online
Editora: Verus
Ano: 2015
Número de Páginas: 308


"Às vezes, você tem que enfrentar seus medos para perceber que eles não são reais."


Resumo: Penny tem um segredo. Com o nickname Garota Online, ela escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida. Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum. De repente, Penny percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre. Garota Online é um livro encantador, que traduz exatamente o que significa crescer e se apaixonar na era digital.


Tentando se afastar um pouco dos problemas em casa, a blogger secreta do Reino Unido Penny se apaixona por Noah, o neto de uma mulher que trabalha no bufê para um casamento organizado por sua mãe em Nova York. Somente ao voltar para casa que ela descobre o segredo de Noé e tudo começa a dar muito errado, juntamente com a sua identidade como a popular e agora infame blogueira Garota Online.

O livro é sem dúvidas divertido, atendendo a tudo que se espera do gênero YA, mas ele sofre de alguma espécie de bipolaridade, ou até multi. A história no início parece se encaminhar para uma, de repente muda para um romance com outro pano de fundo e depois tudo sai dos eixos e você não sabe mais se vai se importar com o que está acontecendo.

Aparentemente, a Zoe, que também é uma blogueira famosa na Inglaterra, e nada oculta como a Penny, assinou o livro e deve ter fornecido alguns trechos e ideias, enquanto a escrita principal ficou por conta de uma ghostwriter, que o Goodreads me informa ser a Siobhan Curham.

O problema disso é que enquanto você nota algumas ideias bem diferentes que devem ter vindo da Zoe e uma escrita estável com propósito que deve ser da ghostwriter, a história vira o um vai-vém e não dá para saber com o que devemos nos importar. Eu também me sentiria frustrada se tivesse pegado para ler isto por conta da fama da suposta autora. Por sorte, esse não foi um problema para mim, que nunca ouvi falar dela.

A história que julgo ser principal é previsível com alguns pontos fofos. Eu gostei do romance dela com o Noah, gostei muito da confusão causada pelo segredo dele, mas esse segredo é previsível. Teria sido muito mais legal se a autora não o tentasse esconder da gente e brincasse um pouco mais com o fato de apenas a Zoe não saber. Só uma opinião pessoal... mas é isso que vocês vieram ler numa resenha minha, né?

Superação, evolução de personagem? Até tem. Mas foi programada. A Zoe tem muitos medos e inseguranças. Boa parte do livro é com ela tentando superá-los. Achei a técnica ensinada boba, mas até que útil. Infelizmente, muito do que ela vivencia não é tão relacionável quanto pode parecer. Afinal, quantos de nós temos chuvas de comentários em nossos blogs sobre vida pessoal? Nem aqui no Grumpy temos essa sorte... É baseado na vida da "autora"? É. Não posso dizer que não poderia ser verdade para alguém, mas a Zoe é tão distante de mim que foi difícil não me incomodar.

Não há muito que destacar de positivo no livro. Você vai se divertir, ele será uma leitura rápida e aí você vai se esquecer dele. Tem melhores do gênero por aí. E eu fiquei na vontade ao ver que era um livro sobre uma blogger secreta...



Avaliação:

2 comentários :

  1. Oie
    Esse livro parece ser muito legal,gostei da premissa.
    E que capa!!Adorei

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a premissa foi o que mais me chamou atenção neste livro! :D
      Beijos,
      Anita

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.