11 janeiro 2020

{Grumpy Thoughts} Problemas para ler?

Mas quais problemas a gente pode ter com leituras? 

Como foi divertido fazer o primeiro Pensamentos Grumpy, decidi trazer um novo tema para refletir por aqui. Desta vez, joguei a pergunta pro pessoal do meu Twitter e vou pensar um pouquinho sobre eles. Curiosíssimo que eu nem me identifiquei com eles. Com alguns foi em parte, mas no geral, não são problemas que acontecem comigo.

1 - Começar o livro.

Sempre considerei que um problema era começar livros e depois continuar começando e começando... Distrair-se com a novidade, mas não ir até o fim de livro nenhum, nunca terminar nada. O que aliás é uma ótima estratégia para encontrar o livro que mais te chama, afinal ninguém é obrigado a terminar coisa alguma. Só que este aqui o problema era justamente abrir o livro e começar a ler.

Fiquei pensando em soluções para esse problema e acho que o melhor pode ser um incentivo externo, como participar de eventos (como as famosas maratonas literárias, os sprints da vida), buddy-reads (ler junto com um amigo), clube de livros. Se este é um problema pra você, hoje em dia tem até grupo de WhatsApp para fazer as vezes de clube.

2 - Pausar a leitura por algum motivo e depois ficar com preguiça de continuar.

Já aconteceu comigo de não querer continuar um livro porque ele era tão gostosinho de ler e eu dificilmente acharia outro assim.

Mas acho que todo mundo já passou por isso de não estar muito a fim de retomar a leitura depois que parou. Isso pode ser sinal de que você não tá gostando daquela leitura. Por exemplo, eu não sou fã de descrições e narrações muito longas. Quando pego livro assim, acaba virando um bom problema seguir em frente mesmo que eu goste da história. Minha solução é pular as partes mas extensas na cara de pau; outras pessoas mais sinceras só evitam ler.

O caso de quem me disse é ainda mais específico, porque ela diz que estava gostando e ainda assim tem preguiça de retomar. Provavelmente, a solução de cima pode ajudar pessoas assim, porque vai te dar um prazo, uma meta, um motivo para ir até o fim. Mas prazos/metas são uma via em mão dupla, tomem sempre cuidado pra não tornar a leitura uma obrigação.

Outra solução é estabelecer a rotina da leitura, ter um horário ali separado para ler, de forma que com o tempo você vai acabar olhando pro nada porque tá sentindo falta de alguma coisa (ler). Também pode ser um método prejudicial pois igualmente cai no risco de criar uma obrigação.

Eu tenho uma última solução, que é como o buddy-read, mas não a mesmíssima coisa. Tenha um amigo de leituras, sempre que vocês estiverem conversando, pegue o livro e leia. Adoro fazer isso com a Elza, não sei se ela já percebeu, ha ha! A gente aproveita para ir trocando dicas, desabafando raivas e, mais especificamente pro meu caso, preparando o que falar na resenha. É um jeito bem prazeroso também de criar o hábito de ler. Você pode fazer o mesmo com grupos de discussão no Goodreads, WhatsApp, Discord... aí não ficam dependendo de uma só pessoa para te instigar a ler.

3 - Ler e ler, mas não reter o que está escrito.

Este foi o problema que mais me deixou encucada... Todos conseguimos nos identificar, porque pra mim pelo menos é o que acontece quando tô estudando. Mas lendo? Com a pessoa mesmo que levantou o problema, a gente concluiu que ler livros pode não ser a praia dela. Ninguém é obrigado, né? Mas aqui o post é presumindo que você tenha o problema e queira ler. Por isso, não quero deixar sem uma tentativa de resposta.

A minha solução é buscar os livros mais simples possíveis dentro do gênero que você mais goste, e/ou até livros com capítulos curtos. Acha que pode te dificultar? Evite ler. Tem milhões de livros no mundo, pra que se complicar e arriscar a infame ressaca literária, né?

Não tenho conhecimento para adentrar o assunto, mas a dificuldade de leitura pode vir de uma dislexia. Além de buscar ajuda profissional, já ouvi que há fontes que ajudam o disléxico a ler, o Kindle mesmo teoricamente tem dessas. O nome é OpenDyslexic, testem! Igualmente, esses dispositivos eletrônicos têm função de aumentar o texto, mudar espaçamento. Vocês precisam testar pra ver a diferença que faz pôr o seu texto no tamanho certo, tornar a página menos longa.

A gente também conversou sobre outros meios de leitura, como histórias em quadrinho. Tudo é válido!

E para encerrar porque o post tá muito mais longo que eu tava prevendo...

4 - Encadernação ruim, por exemplo, folha que solta do miolo.

Mandar as editoras criarem vergonha na cara, porque por menos que brasileiro consuma livro, vocês têm muitos beneficios e salgam tanto os preços, como têm coragem de nos dar o negócio se desfazendo? Infelizmente, não tem muito que fazer do nosso lado, além de reclamar pela internet e ver se eles aprendem.

A grande solução são mesmo os dispositivos eletrônicos.

Extra - Não conseguir ler em transporte público.

Veio da mesma pessoa da quarta questão, mas esqueci de pedir mais detalhes já que me distraí com a número 4. Alguém não lê em transporte público porque não está confortável/dá enjoo pode ter como solução os audiolivros. Infelizmente, eles não são nadinha populares no Brasil, então a maioria você só vai encontrar em inglês mesmo.

Outra razão pode ser não conseguir ficar carregando o livro de um lado a outro. Pra isso, ou você adota o costume de estar sempre com um livro fino e deixa os mais grossos para ler em casa, ou novamente a gente retoma a possibilidade do e-reader. Sendo Brasil, é desconfortável ter um e-reader consigo, mas tem versões mais baratas (menos de duzentos reais) e outras de segunda mão. Não são o preço de um livro, mas acho uma solução bem leve.

Muitos agradecimentos às amigas que contribuíram para a postagem, foi tão legal ver tanto tipo de questão que eu nunca imaginei! Ressalto que foi só um exercício mental, sem nenhum fundo pedagógico. Não sou nem um pouco dona da verdade e eu própria tenho vários problemas para ler. Todos temos!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.