02 fevereiro 2020

{Resumo do Mês} Janeiro/2020 - Elza



Eu queria ter voltado a escrever resenhas esse mês, mas tive alguns dias bem corridos e acabei lendo muito e não tendo muito tempo - e coragem, admito - de escrever textos longos. Então aqui vai um resumo das minhas impressões das leituras do mês. Consegui ler um pouco a mais que a TBR, o que é um ótimo começo de meta anual. 


Título: Geek Love
Autor: Katherine Dunn
Editora: Darkside
Número de páginas: 464

Aquele tipo de livro diferente de tudo que você já leu, que ou você ama ou odeia. 

É a história de uma família de circo, os Binewski, cujos filhos nascem com alterações físicas extremas por obra dos próprios pais, que deliberadamente expõem a mãe à radiação, remédios e tudo o que podem pensar enquanto a mesma está grávida. O livro é narrado por uma das filhas, Oly, e lida em especial com a dinâmica da família e sua visão de mundo particular. Há uma história paralela que se passa no presente, e segue a tentativa de Oly proteger sua filha de uma decisão que ela considera impensável... mas essa narrativa é bem menos interessante do que a história dos Binewski.

O livro é repleto de cenas fortes, que alguns podem até mesmo considerar gore, dependendo do tipo de livro que está acostumado a ler. Há também temas pesados como incesto, estupro e outros tipos de abuso, além de um desfile de personagens psicologicamente deformados. As peculiaridades físicas dos irmãos Binewski são o menos impressionante quando passamos a conhece-los. 

Nota:

 



Título: O Que Terá Acontecido a Baby Jane?
Autor: Henry Farrell
Editora: Darkside
Número de páginas: 320

Uma ex-estrela de Hollywood, inválida e reclusa, vive na companhia da irmã em um casarão misterioso. Jane, a irmã mais velha da beldade Blanche, também foi uma estrela um dia, reinando nos palcos quando era criança, uma época que ela jamais superou. Entre as duas irmãs, reina a inveja e a desconfiança, além de uma boa dose de doença mental.

Um livro muito agradável de ler, cuja história parece simples a princípio, mas onde nada é exatamente o que parece. A edição também conta com três contos do autor, dois dos quais são muito bons - o terceiro achei um pouco destoante, mas não quer dizer que seja ruim.

Nota:

 



Título: A Dama das Camélias
Autor: Alexandre Dumas Filho
Editora: Martin Claret
Número de páginas: 248

Um clássico francês que conta a história do amor entre um jovem de classe média vivendo em Paris, e uma cortesã. Trágica, triste, e retrata bem as diferenças de como a sociedade da época tratava diversos personagens de distintas posições sociais em uma França que era considerada progressista em comparação com, por exemplo,  uma mais conservadora Inglaterra... Ha!

Nota:

 



Título: Corpos Ocultos
Autor: Caroline Kepnes
Editora: Rocco
Número de páginas: 352

Continuação de Você, exatamente aquele livro que deu origem a série da Netflix, e que inspirou a segunda temporada - um dia desses eu ainda assisto. Por outro lado, uma continuação completamente desnecessária. Eu achei que Você foi encerrado em um ponto perfeito para manter o livro vivo na cabeça do leitor e não pedia por mais.

Mas, bem... a autora resolveu nos dar mais. 

Joe Goldberg continua sendo aquele psicopata simpático por quem você acha muito errado torcer, mas torce assim mesmo. Dessa vez ele está em Los Angeles, procurando uma vigarista que lhe passou a perna por motivos de vingança, mas acaba encontrando um novo amor. E fazendo tudo para mante-lo, inclusive, obviamente, aumentar a contagem de corpos.

Nesse livro é ainda mais difícil não torcer por Joe, dada a inacreditável quantidade de pessoas completamente insuportáveis que atravessam seu caminho. O final pede por outra continuação desnecessária, mas que, se for escrita, eu vou ler assim mesmo.

Nota:

 



Título: Cabo do Medo
Autor: John D. MacDonald
Editora: Darkside
Número de páginas: 224

Um condenado por estupro sai da cadeia e decide se vingar do homem que testemunhou contra ele, perseguindo-o e á sua família, apesar de não ter havido nenhuma injustiça no que lhe aconteceu.

É um livro tenso, com personagens fáceis de gostar e de torcer. A única parte não muito boa foi o final. Esperava um clímax mais intenso por toda tensão construída até então.

Nota:

 



Título: The Only Child
Autor: Mi-ae Seo
Editora: Ecco
Número de páginas: 304

É um livro coreano que ainda não foi lançado, então consegui colocar as mãos em uma versão beta.

A personagem principal, uma psicóloga criminalista, é escolhida por um serial killer para entrevista-lo na cadeia. Ela aceita a oportunidade, na tentativa de descobrir mais sobre as vítimas cujas mortes ele não confessou. Até então ela é a única com quem ele concordou em falar. Ao mesmo tempo, a filha do primeiro casamento de seu marido passa a morar com eles depois da morte dos avós com quem vivia em um incêndio. A menina passa a se comportar de maneira cada vez mais anti-social e o livro intercala o plot "Silêncio dos Inocentes" com os problemas familiares da personagem principal.

A combinação das duas coisas não deu muito certo. Ambas acabaram como boas idéias mal desenvolvidas o que só gerou frustração. E para quem espera um livro coreano, que tenha mesmo um clima da cultura local, não recomendo. A história poderia ter se passado em qualquer lugar sem ser necessário mudar nada além dos nomes.

Nota:

 



Título: Baratas
Autor: Jo Nesbo
Editora: Record
Número de páginas: 388

Segundo livro da série que gira em torno do detetive norueguês Harry Hole. Dessa vez ele tem que viajar à Tailândia para investigar o assassinato de um diplomata em circunstâncias escandalosas.

É um bom livro de detetive, mas com poucas surpresas. É uma série que pretendo continuar lendo, mas que até agora não passou do mediano. Detalhe: o caso não envolve baratas literais.

Nota:

 



Título: O Instituto
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Número de páginas: 544

Um menino superdotado chamado Luke é sequestrado no meio da noite e levado para um instituto misterioso onde crianças são expostas a testes que beiram a tortura, para que possam desenvolver habilidades paranormais.

Melhor livro do Stephen King que li em alguns anos. Embora ele continue escrevendo bons livros, não tenho gostado tanto de suas obras mais recentes quanto daquelas mais antigas - nem estou falando de livros como O Iluminado e It. Antigos mais recentes, como Sob a Redoma e 1964 mesmo.

A princípio pensei que O Instituto tivesse ligação com A Torre Negra, por causa do tema "crianças paranormais", mas é não é o caso. Recomendadíssimo!

Nota:

 



Título: Artemis
Autor: Andy Weir
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 304

A Anita leu esse livro e me falou que não era tão bom, mas como gostei muito do outro livro do autor, Perdido em Marte, resolvi arriscar.

Bem... não é tão bom.

Não tenho certeza se o autor não foi muito feliz em escrever no ponto de vista de uma mulher ou se ele tinha mesmo a intenção de transformar a personagem em uma espécie de protagonista de YA do tipo irritante, mas foi exatamente isso que aconteceu.

Gostei da história, gostei de toda a ciência envolvida - não faço a menor ideia se a maior parte faz sentido, mas é sempre bom ver que um autor se dedicou na pesquisa. O problema mesmo, para mim, foi a narração irritante.

Nota:

 



Título: 1Q84 - Livro 3
Autor: Haruki Murakami
Editora: Alfaguara
Número de páginas: 472

Levei anos para ler esse livro! Haruki Murakami é um autor maravilhoso, cujas obras sempre acabo "economizando".

Essa trilogia é maravilhosa e recomendo sem medo de ser feliz. Gosto muito da narração do autor, que faz cada palavra parecer importante, e realmente envolve o leitor no mundo que ele apresenta. Os personagens também são maravilhosamente desenvolvidos e cativantes. Meu único arrependimento é não ter lido antes (se há uma razão para amar maratonas...)

Ah, sobre o que é? Basicamente, duas pessoas tentando se encontrar em um estranho mundo onde são alvos de um culto misterioso.A história é bastante complexa. É o melhor que eu consigo fazer em menos de dez páginas, hehe.

Nota:

 



Título: Mistério (Os Crimes da Rosa Azul)
Autor: Peter Straub
Editora: Francisco Alves
Número de páginas: 422

Depois que terminei o livro, descobri que é o segundo volume de uma trilogia. Apesar de ter lido algumas resenhas dizendo que os livros podem ser lidos em qualquer ordem, não consigo deixar de lado a ideia de que perdi alguma coisa e por isso não consegui me envolver tanto quanto queria na história.

O personagem principal é Tom Pasmore, que após um acidente desenvolve um interesse em casos de assassinato que envolvem a sociedade - estupidamente rica - local e sua própria família. Ele acaba se encontrando com um antigo detetive, outrora conhecido como "O Sombra", que o incentiva e ajuda na investigação.

Há um desfile enorme de personagens da alta sociedade, com nomes estranhos que eu nunca conseguia decorar, e, apesar da narrativa fluir bem, fiquei chocada por terem sido apenas 422 páginas. Pareceu pelo menos o dobro.

Quanto ao crime, o culpado era meio óbvio e, tirando uma certa reviravolta no final, o resto não foi tão interessante assim.

Nota:

 



Título: Sobre Meninos e Lobos
Autor: Dennis Lehane
Editora: Edição Econômica
Número de páginas: 344

Um drama policial sobre três garotos bem diferentes, cuja infância molda o tipo de adultos que eles se tornam no futuro. O caminho dos três acaba se entrelaçando novamente quando a filha de um deles é assassinada, o segundo se torna suspeito e o terceiro o policial responsável pelo caso.

É um dos livros mais tristes e mais cativantes que já li. Personagens extremamente bem desenvolvidos que geram todo tipo de sentimento no leitor, exceto indiferença. Mais um recomendadíssimo.

Nota:

 



Título: Tudo e Todas as Coisas
Autor: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 313

É a história de uma garota que não pode sair de casa por causa de uma doença rara que enfraquece seu sistema imunológico, a pondo de mata-la se ela entrar em contato com qualquer tipo de ambiente - ou pessoa - não esterilizado. Ela vive 18 anos de sua vida trancada em uma casa especialmente adaptada as necessidades de sua doença, sem quase nenhum contato com outras pessoas além da mãe e da enfermeira particular, até que um garoto se muda para a casa ao lado...

Esse livro é muito frustrante. Poderia ser uma história muito boa se a narração não fosse corrida, os personagens adolescentes hormonais sem muita noção e a reviravolta do final previsível a cem quilômetros de distância. Apesar de tudo, fiquei curiosa para ver o filme. Tem potencial para ser melhor que o livro.

Nota:

 



Título: O Cortador de Bambu
Autor: Anônimo
Editora: Lebooks
Número de páginas: 52












Esse pequeno livro faz parte de um projeto que eu resolvi me desafiar. Imprimi aquela lista "1001 livros para ler antes de morrer" e resolvi tentar ler ao menos alguns deles. Muitos sequer têm uma edição brasileira recente (se é que já teve), mas alguns está de bom tamanho. Isso vai me incentivar a ler alguns clássicos ao invés de emendar um monte de livros policiais como o ano passado - haha, até parece.

Mas enfim... esse livro/conto é uma lenda japonesa sobre uma princesa e as tarefas impossíveis que ela dá a cinco pretendentes, jurando se casar com aquele que conseguir cumprir a sua. É um texto muito antigo, mas ao mesmo tempo atual, com um final bastante triste. Entrega exatamente o que promete, por isso não tenho como dar uma nota diferente.

Nota:

 


Ok... Não são resenhas, mas ao menos consegui fazer esses breves comentários - não foi tão difícil quanto eu esperava. 

O próximo post vai ser a TBR de fevereiro. Não consegui me inscrever em nenhuma maratona oficial, mas vamos chamar isso de "Maratona de Carnaval". 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.