16 dezembro 2016

Retrospectiva 2016 + TBR 2017 [Versão Elza]


+ TBR 2017


Melhores e piores livros de 2016 na opinião da Elza:


Recomendo...

Obriguei-me a apagar a primeira versão dessa lista e refaze-la sob outro critério. Esses cinco livros não espelham exatamente o melhor que passou pela minha estante esse ano, mas o que me proporcionou mais prazer. São livros que eu recomendo, mas sem garantias, uma vez que eles refletem meu gosto pessoal – que consegue ser bem aleatório.


1. O Príncipe das Marés 
Pat Conroy

Escolhi esse livro por causa de uma vaga lembrança que tinha de ter visto o filme muito tempo atrás, em alguma seção noturna na televisão, e de tê-lo considerado muito bom. É uma história que envolve temas fortes: abuso doméstico, violência sexual, depressão, suicídio... mas tudo descrito através de um texto extremamente envolvente. Não só um dos meus favoritos entre os que li esse ano, mas desde sempre.




2. A Noiva Fantasma
Yangsze Choo

Eu tenho uma relação de amor e ódio com os livros da Darkside. Ao mesmo tempo em que a editora tem lançado clássicos maravilhosos, considero suas escolhas de títulos mais atuais bem inferiores. Esse aqui foi uma exceção uma escolha a qual aplaudo de pé. Não tenho certeza, mas acho que é o primeiro livro da autora (não fui capaz de encontrar nenhuma referência a outros) e ela fez um trabalho fenomenal em criar uma fantasia tendo com base a cultura e mitologia chinesa. Estava esperando um drama sobre a prática de casar garotas jovens com homens falecidos e fui agradavelmente surpreendida.


3. Vocação Para o Mal
Robert Galbraith

O terceiro livro da série policial escrito pela J. K. Rowling sob esse pseudônimo. Honestamente, não é o melhor caso apresentado na série. O que me leva a coloca-lo na lista é que foi extremamente eficiente em me deixar cada vez mais interessada no futuro dos personagens principais, Cormoran Strike e Robin Ellacott. Isso quer dizer muito em se tratando de mim, que geralmente leio livros policiais exclusivamente pelo caso e fico reclamando quando o autor dá atenção demais à vida pessoal dos personagens recorrentes. Além disso, ele tem um clima tão semelhante a histórias clássicas de detetives ingleses que chego a esquecer de que se passa nos dias atuais e me assusto quando alguém menciona um computador ou telefone celular. Mal posso esperar para colocar minhas mãos em um quarto livro. 


4. O Vilarejo
Raphael Montes

Uma série de contos interligados sobre um vilarejo isolado que entra em uma espiral de degradação graças a uma presença maligna. Um excelente livro de horror que oferece um mal estar genuíno à medida que vemos pessoas comuns praticarem atos horrendos em favor da própria sobrevivência. Recomendadíssimo para os fãs do gênero.





5. Morte em Pemberley
P. D. James

Não há como descrever esse livro como algo diferente de um fanfic de Orgulho e Preconceito. Adicione a isso o clássico mistério de um corpo que aparece, tornando todos os envolvidos suspeitos. Minha expectativa foi algo no estilo “Jane Austen encontra Agatha Christie” e, apesar do texto em si não se assemelhar ao de nenhuma das duas especialmente, não me decepcionei. Não é um livro perfeito, mas como fã de fanfics de Jane Austen (e mistérios estilo Agatha Christie), essa leitura foi como a versão literária da minha sobremesa favorita. Não consegui deixa-lo de fora da lista.



Não recomendo...

Agora vamos aos livros que eu menos gostei de ter lido em 2016. Foi uma lista difícil de compilar porque fiquei em dúvida quanto a que critério usar. Os piores, do tipo me fizeram querer me atirar pela janela para não ter que lidar com as próximas páginas? (Porque, sério, um livro tem que ser absurdamente ruim para me fazer desistir na metade. Geralmente eu sofro até o finalzinho...) Ou os apenas decepcionantes? Acabou sendo uma mescla dos dois:



1. A Casa do Mal
Dean Koontz

Eu sei. Vai ver tem alguma coisa errada comigo e não alcanço a genialidade do Koontz, sei lá. Estava esperando muito desse livro porque tive meu primeiro contato com o autor no ano passado – Intrusos não foi um livro perfeito, mas tinha uma ideia interessante e uma execução no mínimo adequada – e vi várias pessoas indicarem esse livro como o seu melhor.

Uma palavra para defini-lo: trash. Não sei o que teria sido necessário para que certas... escolhas feitas pelo autor tivessem funcionado para mim, mas do jeito como foram desenvolvidas, tudo o que obtive foram promessas pontuais de uma melhora que nunca veio. E as explicações para certos fatos... Além de, na minha opinião, insuficientes... Mais uma vez: trash.



2. Uni-Duni-Tê
M.J. Arlidge

Esse aqui ganha com louvor a categoria de leitura mais dolorosa do ano. Mal escrito, mal desenvolvido, mal idealizado... O único sentimento que a autora conseguiu extrair de mim foi nojo em algumas cenas. Foi o primeiro de uma série, então farei questão de passar o mais longe possível dos outros, caso sejam publicados por aqui.






3. Real, Louco, Mortal
Hannah Jayne

Aquele YA fácil de ler, mas cheio de enrolação e situações absurdas que culmina em mais situações absurdas... E que você esquece 80% dois minutos depois de virar a última página. Vencedor da categoria “tanto faz”.








4. Armada
Ernest Cline

Esse livro repete a fórmula de Jogador Nº 1: uma infinidade de referências à cultura pop (em especial dos anos 80), costurados a um plot claramente baseado em outras obras de ficção científica bem sucedidas. Sem personagens carismáticos ou um enredo minimamente convincente, só consegui me entediar com as citadas referências. 






5. A Colônia
Ezekiel Boone

Se eu fosse fazer um gráfico dos meus sentimentos com relação a esse livro, seria uma reta descendente. Bem escrito, com um começo animador, mas que nunca mostra a que veio. O autor abusa das mudanças de ponto de vista e acaba não desenvolvendo nenhum personagem apropriadamente. Pior que isso: apresenta vários que não têm absolutamente nenhuma função na história. Haverá uma continuação (o que não desculpa os personagens inúteis) e eu até me disporia a dar uma olhada, mas esse fica registrado como vencedor da categoria “decepção”.


TBR 2017...

...ou "livros que pretendo ler, mas sei que vou colocar 1000 outros na frente":

1Q84 (Livro 3) - Haruki Murakami
- O Incolor Tsukuru Tazaki e Seus Anos de Peregrinação Haruki Murakami
O Regresso - Michael Punke
- O Nome do Vento (A Crônica do Matador do Rei #1) - Patrick Rothfuss
O Conto da Aia - Margaret Atwood
A Garota na Teia de Aranha (Millennium #4) - Stieg Larsson, David Lagercrantz
- A Menina Submersa - Caitlín R. Kiernan
- Ardil-22 - Joseph Heller
- Snow Crash - Neal Stephenson
Crime e CastigoFiódor Dostoiévski
Middlesex - Jeffrey Eugenides
- O Órfão de Hitler - Paul Dowswell

Bom, esses são os livros que estão imediatamente na fila... Alguns estão na minha lista de "quero ler" do skoob desde que abri a conta lá, mas a esperança é a última que morre.

Caso esse seja o último post do ano, desejo a todos um FELIZ NATAL, e um ano novo com muitos livros interessantes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.