18 agosto 2016

{Resenha} Been Here All Along - Sandy Hall

Título Original: Been Here All Along (Tr: Aqui o tempo todo)
Editora: Swoon Reads
Ano: 2016
Número de Páginas: 224

Eu sou gay ou eu gosto só do Kyle? Pois se eu só sou, tipo, com o Kyle, então talvez eu seja bi? Ou pan ou alguma dessas coisas de outros espectros? Será que eu poderia ser apenas Kyle-sexual? Isso existe?
(...)
Mas você não pode contar a alguém como se sente quando nem você mesmo sabe realmente.Eu não poderia fazer uma grande declaração arrebatadora de amor se eu me sentia tão indeciso sobre tudo..


Resumo: Gideon sempre tem um plano. Ele concorrer a presidente de classe, tornar-se chefe do comitê do anuário, e ter a faculdade de sua escolha. NÃO inclui se apaixonar por seu melhor amigo, Kyle. É uma distração, é inútil — Kyle já está namorando a chefe de torcida, Ruby — e Gideon não sabe o que fazer.

Kyle finalmente se sente como ele tivesse dado jeito na vida. Ele tem uma namorada maravilhosa, um melhor amigo disposto a debater os pontos mais detalhados de O Senhor dos Anéis e aceitação social como capitão do time de basquete. Por isso, quando Ruby e Gideon começam a agir muito estranho, bem como seu lugar na equipe se torna ameaçado, Kyle não pode exatamente dizer o que é que ele fez de errado.


Esta história foi realmente a coisa mais doce, apesar de haver um ponto fraco quando o assunto eram os conflitos.

Gideon descobre que ele pode ser gay ou apenas apaixonado por Kyle, seu melhor amigo, que já tem uma namorada. E Kyle sente que ele está tendo problemas em todos os lugares, ele não consegue se organizar, ou recuperar suas notas desde que eles mudou a professora de inglês, e a nova não quer sair de seu pé, e agora que ele revelou a Ruby, sua namorada, que ele é bisexual, tudo se tornou estranho para o casal. Para piorar as coisas, o seu melhor amigo também vem se afastando.

O livro é narrado pelos quatro personagens principais, Gideon, Kyle, o irmão de Gideon e Ruby. Eu pensei que era um pouco demais, mas talvez a autora achou necessários mais pontos de vista para ter um livro maior? Eu teria deixado de lado irmão de Gideon como um narrador, no entanto. A Ruby ainda tinha algo para fazer, e mesmo assim ...

O casal principal é realmente o mais bonito neste livro, que coisa mais fofa! Não consigo encontrar um detalhe que eu teria feito diferente quando se trata de sua caracterização. No entanto, eu pensei que os problemas de Kyle com o inglês um pouco isolado demais. Não foi apenas jogado ali do nada e contribuiu para o conflito, só que ainda senti um pouco desligado da trama principal. Chegando à resolução, quando enfim os problemas chegaram ao ápice, tive a sensação de "ah chgea, dá logo o final feliz pros coitados!". Talvez tenha sido algum problema de ritmo.

O livro me empolgou bastante por cerca de 70%, eu realmente não conseguia parar. Tão amável! E o casal é simplesmente fora de série! Após essa marca, contudo, senti que se arrastou um pouquinho — mas nada tão ruim, porque ao menos nos deixou viver um pouco mais com os dois, em vez de acabar logo.

Só que, como essa parte final foi dedicada ao que era para ser o principal conflito e ao clímax, ficou parecendo meio "tarde demais". Pareceu que tudo só se tornou assim quando as coisas já estavam quase que gravadas em pedra, o que me fez me importar pouco com o drama. Repito, isto foi só no final, porque até esses 70% eu estava meio desesperada para saber como aquela história podia ser solucionada.

Por outro lado, Ruby tinha um potencial que não entregou. Eu entendo que a autora queria o vilão estereotipado, e eu estava feliz por isso, porque isso era exatamente o que eu mais temia no início — a Ruby parecia tão vilão saído do molde que me dava preguiça dela quando comecei. No entanto, ela acabou mais me lembrando o Snape no Harry Potter Snape, que só servia sempre como suspeito nos livros. A Ruby sempre tinha motivo e os meios para estragar tudo, só dessa agonia que me causava, ela já era uma vilã pra mim. Acho que autora quis que a narração por ela nos desse alguma identificação, mas não deu certo comigo.

São falhas bem em detalhes. Eu realmente amei o livro e o quão doce toda a narração é. Eu nunca tinha lido nada da Sandy Hall, e eu me apaixonei com seu estilo e seu mundo. Tantos personagens adoráveis! Mesmo que eu não gostava do que ela fez por Ruby, eu até poderia amá-la. Além disso, as cenas românticas fez meu coração saltar aqui.

Esta é também uma boa história para debates, com uma densidade nos temas além do que seria de esperar de YA. E não se concentra exclusivamente em descoberto da orientação sexual, como faz a maioria dos livros YA LGBT.

Caso esteja hesitante, se YA é sua praia e você não se importa com LGBT, não irá perder tempo. É uma leitura rápida e há uma grande probabilidade de você realmente divertir. Eu certamente amei e quero mais.

Observação: Avaliação com base em uma cópia digital antecipada, fornecida pela editora. Quero também agradecer à mesma por ter me dado esta oportunidade.


Avaliação:

3 comentários :

  1. Olá, você sabe se tem pdf desse livro pela net?

    ResponderExcluir
  2. Como faço para ler o livro, procurei tanto pra download quanto para comprar em inglês mesmo, e nada /:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Recebemos a versão digital antecipada desse livro como cortesia da editora americana. Mas a Amazon americana já o está vendendo ao público, tanto digital quanto físico. No Brasil, só importando mesmo, por enquanto. Quem sabe alguém o escolha no futuro? Seria ótimo!

      Amazon: https://www.amazon.com/Been-Here-Along-Sandy-Hall/dp/1250100658/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1481344319&sr=8-1

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.