02 agosto 2016

{MLI2016} Saldo final



Elza
 
Fim da Maratona Literária de Inverno e, dessa vez, eu fracassei vergonhosamente. Faltou terminar o último livro, The Weekenders, desafio da Thamy. Se você está pensando “mas você leu todos os outros, isso é o suficiente”, eu respondo: ano passado coloquei dezoito livros na lista e consegui terminar tudo. Como diabos eu fiz isso? Parece impossível nesse momento! Tudo bem que me distrai com outras coisas, como duas semanas restantes de World of Warcraft – me obriguei a parar por uns tempos ou nunca mais ia sair da frente do computador – e crises de alergia, mas ainda acho que foi um número terrivelmente baixo em relação ao ano passado.

Tudo bem, não tem mais nada a ser feito. Vamos parar de reclamar e comentar os livros. Snif...

Red Hill, de Jamie McGuire: Não estava esperando nada desse livro. A moda dos zumbis deu uma esfriada e, pelo menos a mim, o tema não chama mais tanta atenção. O fato de não esperar muito ajudou, porque o livro realmente não entrega muito. Temos zumbis, sim, mas eles não fazem muito mais que dar sustos e eventuais mordidas. O livro tem dificuldade em saber se é um drama sobre uma mãe separada das filhas durante um evento apocalíptico improvável ou um romance meia boca envolvendo dois casais bem desinteressantes. Na verdade, esse livro tem mais romance que Meu Namorado é Um Zumbi, o que não o recomenta muito como, sei lá, terror? Não era isso que se devia esperar dele?
Nota: 1.5

Como Eu Era Antes de Você, de Jojo Moyes: Tão bom quanto me disseram. Gostei que foi um livro de autodescoberta que não me soou como o autor enfiando autoajuda goela abaixo do leitor. Quem ler esperando romance talvez se decepcione um pouco. Talvez eu tivesse gostado ainda mais se não tivesse visto o filme primeiro. Estava esperando dar algumas risadas, mas, embora o livro seja divertido, isso não aconteceu.
Nota: 4.0

Tropas Estelares, de Robert Heinlein: Um livro sobre vida e disciplina militar, o que absolutamente não é a minha praia, que não me entediou em nenhum momento. Achei genial e gostei muito dele ter sido narrado no ponto de vista de um cara que tinha mais sorte que competência. Meio que me identifiquei com ele, apesar de que nem em um milhão de anos me alistaria. Preguiça me define.
Nota: 4.5

A Noiva Fantasma, de Yangsze Choo: Completamente diferente do que esperava. Um livro que na verdade é uma aventura fantástica, baseada em tradições chinesas a respeito do pós vida. Simplesmente fantástico! Cheio de reviravoltas e difícil de largar. Recomento demais.
Nota: 5.0

Os Segredos de April, May e June, de Robin Benway: Um livro sobre três irmãs que descobrem ter poderes. Como livro adolescente sobre o relacionamento entre irmãs é competente, mas a parte dos poderes foi totalmente desnecessária. Também não trás muitas respostas, caso isso seja importante para o leitor. Uma leitura leve e agradável de qualquer maneira.
Nota: 2,5

O que Aconteceu com Emma, de Elizabeth Flock: Descobri depois de terminar esse livro que ele é uma continuação e que o primeiro não foi traduzido para o português. Frustrante isso. De qualquer maneira, tem um enredo com boa ideia e execução cheia de detalhes difíceis de engolir. A narração da garota de nove anos soa mais como de uma de quinze. Os segredos que o resumo fala também não são lá espetaculares. Achei bem franquinho.
Nota: 2.0

Vocação Para o Mal, de Robert Galbraith: Vou ficar meses emburrada por causa do cliffhanger do final. *pausa para resmungar em voz baixa* O livro é interessante e a cada novo caso da série eu amo mais a dupla de personagens principais. (Sem mencionar shippo mais. Socorro!)
Nota: 4,5

The Weekenders, de Mary Kay Andrews: Não terminei. Tudo o que posso dizer é que gostei das personagens. O caso ainda não me pegou porque eu tenho zero simpatia pela vítima e pela única outra personagem sofrendo pela mesma. Mesmo assim, continua interessante. Vamos ver no que dá.

Sem nota no momento.



Anita

Que tristeza ver que a MLI acabou! Ano passado não tive coragem de assumir compromissos em pleno fim de mestrado e aí entrei com tudo neste. E como foi divertido trocar ideias pelo Twitter com todos!

Meu grande desafio, e eu sabia desde o início, foi seguir uma TBR. Nossos dois a três leitores do site sabem como minhas TBR's são basicamente fictícias. Desta vez eu anuncio com muito orgulho que eu VENCI! Consegui ler todos os livros que disse que leria! E mais alguns. Será que consigo ser suscinta como a Elza?

1 - Até Você Ser Minha, da Samantha Hayes
Esse foi pra semana dos encalhados, e era a primeira parte de uma série que comecei no ano passado. Contava sobre a investigação de uma sequência de homicídios contra mulheres grávidas em que o agente havia tentado forçar uma cesariana. Eu meio que esperava mais, mas também fiquei super empolgada com a história. Nunca sabia o que achava dos personagens, porque só sabia que a detetive não era a culpada (afinal, ela estava muito bem na continuação).
Nota: 3,75? rsrs

2 - P.S. I Like You, da Kasie West
Como fiquei feliz de ganhar a cópia antecipadapara resenhar este livro! Ainda preciso postar a tradução aqui no Grumpy (da resenha, não do livro!). A história é que a menina começa a se corresponder com uma pessoa misteriosa por mensagens na carteira da sala de química (coisa feia!) No início, não fiquei lá muito feliz, estava normal, previsível e com pouca graça, um típico 2,5-3. Só que aí a Kasie deu o toque mágico dela e olha, não creio que gostei mais que O Namorado de Aluguel, mas ela se saiu muito melhor na conclusão deste aqui.
Nota: 3,75 de novo? Viciei!

3 - Toda Luz Que Não Podemos Ver, do Anthony Doerr
Morri de medo de achar o livro chato e ele acabar com meu ritmo da maratona, já que ele estava programado pra segunda semana (do hype). Ia ser um desastre morrer aí. Por sorte, a Elza tinha razão e é um livro muito fácil de ler. A linguagem meio poética não é minha coisa, não só a linguagem, mas a própria história era fofinha demais pra mim (hã?). Ainda assim, não me arrependo mesmo de ter lido!
Nota: 3,25

4 - The Summer that Melted Everything, da Tiffany McDaniel
Este não estava na minha TBR e eu não esperava mais que me aprovassem para ler a cópia antecipada. Conta a história de uma família que hospeda um garoto que diz sero diabo, durante um verão muito quente de 1984. E a cidade enlouquece com isso. É uma história mais literária e foi outro que temi um pouco porque diziam ser de leitura difícil. De fato, no início tive problemas, mas ou acostumei ou ficou mais fácil mesmo (acho que ficou mais fácil). Só que foi maravilhoso! Não é o tipo de livro que eu indico, e ainda assim não consegui parar de falar dele.
Nota: 4,25

5 - A Seleção, de Kiera Cass
Não preciso resumir, mas confesso que não fazia ideia da história. Como não sou fã de distopia, eu não tinha nenhuma em mente. Aí fui caçar e topei com ela que é, na verdade, um romance disfarçado de distopia (se bem que terminou meio sem assunto pro romance, aí acho que a autora agora deve cair na asneira de desenvolver a parte distópica. Pelo que li... MEDO). Fiquei muito em dúvida de como dar a nota porque ele ficava acima de três, mas não era tão quatro. Por isso eu fiz os ,75 e ,25 aí acima, para vocês sentirem bem meu dilema. Adorei a história principal, não tanto a secundária. Tinha uns toques muito legais da autora e outros meio ridículos. E aí? Como lido?
Nota: 3,5

6 - Temporada de acidentes, da Moïra Fowley-Doyle
A tarefa do mês que a Elza me passou. E nossa, desde final de agosto do ano passado que eu estava louca pra ler. E aí esfriei, ignorei. Depois a Elza leu e não gostou muito. Agradeço a ela a desculpa de conhecer esta história, ou eu nunca teria lido, sempre empurrando pra depois. Fala de uma família afetada por um mês de muitos acidentes, podendo até matá-los. E a principal ainda por cima está apaixonada pelo irmão postiço. A narração é bem louca, você ou a aceita ou provavelmente não irá gostar. Ainda bem que eu estava no clima de viajar e me deixei ser levada pelos delírios do livro. Muita coisa doida acontece — ou não acontece? Eu nem sei o que foi mesmo real.
Nota: 3,75

7 - The Best Friend Bargain, de Robin Bielman
A principal está grávida, mas não quer desapontar a mãe, então pede ao melhor amigo que se case com ela e assuma a criança. Não que eu tivesse expectativas, mas o livro foi tão... nem um pouco além... Só um pouquinho: eu gostei do personagem do amigo e gostei da amizade deles. Pareceu real e não só eles se repetindo "ah mas somos amigos!". Não que eles não tenham repetido. É exatamente o que se espera de um livro do estilo.
Nota: 2,75

8 - Been here all along, da Sandy Hall
Semana da diversidade e como esperei para poder ler esse livro! Sempre tinha outra prioridade e eu nunca chegava a ele! O principal se descobre gay ou só apaixonado pelo melhor amigo, quem tem uma namorada, quem descobre o segredo do principal e pode acabar revelando tudo pro namorado. Não é tão confuso quanto meu resumo, rs. A história é bem bonitinha e bem rápida de ler, mas achei também bem... sem muita graça. Sinto que a autora construiu mil conflitos, mas não os explorou à máxima potência. Ainda assim, é uma das coisas mais fofas que li ultimamente. E tem muita gente que prefere mesmo não passar sofrimento, ver o casal amado superar as adversidades sem escândalos. Eu sou mais fã de tensão mesmo!
Nota: 3,75.


9 - Dear Pakistan, de Rosanne Hawke
Como minha TBR estava completa, aproveitei e pedi mais livros para ler na Netgalley. Este, por coincidência, também se trata de diversidade, mas cultural. A principal é caucasiana, mas foi praticamente criada no Paquistão quando volta pra casa na Austrália. O conflito principal é a dificuldade de ela entender a própria identidade, no que chamam de choque cultural reverso — e isso aí é uma praga mesmo. Achei a história para um público mais novinho, embora o tema seja bem explorado, com ótimos argumentos. A autora morou no Paquistão e deve saber bem do que estava falando. Eu não passei por algo tão intenso, mas já senti um tanto do que foi explorado e por isso gostei do livro. A história em si é que não foi grande coisa pra mim.
Nota: 3.

10 - His Royal Secret, de Lilah Pace
Novamente LGBT, mas também foi pura coincidência. Eu estava louca para ler desde que vi na Netgalley, só que recusaram meu pedido. Aí tive que esperar a cópia final mesmo de venda. É o romance entre o futuro rei da Inglaterra e um jornalista. Bem, no início é mais para a "amizade com benefício" dos dois, só que todo mundo lendo sabe que só eles pensam assim e que os dois se gostam muito. Adoro romances com futuros reis, rs. É um livro mais clichê, só que eu adorei.
Nota: 3,25

11 - O último adeus, da Cynthia Hand
Este eu só comecei e devo terminá-lo hoje. O irmão da principal se suicidou e a história é ela tentando lidar com essa perda, sem entender por que ele o fez, enquanto ainda sente sua presença. Até agora, eu esperava mais. Achei o estilo de narração parecido com E Se Eu Ficar, com aquela coisa de se focar nos flashbacks e fazer um balanço da vida — apesar de aqui ser mais da relação dela com o irmão — com alguns plot twists. Esses sim me mantiveram firme no livro, embora eu também não o teria largado só por ser mais paradinho. É uma história bonita, só ainda não está tão emocionante. Deposito minhas esperanças nestes 30% finais, porque todo mundo diz que chorou.
Nota: nos próximos capítulos!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.