15 julho 2023

{Resenha} A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert - Jöel Dicker

Resumo: Aos vinte e oito anos Marcus Goldman viu sua vida se transformar radicalmente. Seu primeiro livro tornou-se um best-seller, ele virou uma celebridade e assinou um contrato milionário para um novo romance. E então foi acometido pela doença dos escritores. A poucos meses do prazo para a entrega do novo original, pressionado por seu editora e por seu agente, Marcus não consegue escrever nem uma linha.

Na tentativa de superar seu bloqueio criativo, Marcus decide passar uns dias com seu mentor, Harry Quebert, um dos escritores mais respeitados do país. É então que tudo muda. O corpo de uma jovem de quinze anos - desaparecida sem deixar rastros em 1975 - é encontrado enterrado no jardim de Harry, junto com o original do romance que o consagrou. Harry admite ter tido um caso com a garota e ter escrito o livro para ela, mas alega inocência no caso do assassinato.

Com o intuito de ajudar Harry, Marcus começa uma investigação por contra própria. Uma teia de segredos emerge, mas a verdade só virá à tona depois de uma longa e complexa jornada.

Um extraordinário livro de suspense, uma história de amor e um thriller excepcional, A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert escapa a todas as tentativas de descrição. Nada do que você leu antes poderia prepará-lo para este livro.


Acho que isso foi um 2.5, mas as reviravoltas na trama mantêm o interesse apesar da estranheza onipresente em diálogos e relacionamentos.

Acredito que a maioria das pessoas dá uma estrela porque o livro romantiza o relacionamento entre um homem de 34 anos e uma menina de 15, que para piorar tinha muitos problemas, e esse homem sabia o suficiente desses problemas para saber melhor.

Mas o problema não é apenas esse. Os diálogos são muito estranhos, eles se desenvolvem de forma estranha e, de repente, mudam de rumo, os personagens soam como um ensaio da escola. Outra questão é como tudo se repete, a ponto de eu pular páginas inteiras, porque elas repetiam palavra por palavra o que eu já tinha lido, outras vezes eles apenas parafraseavam cenas inteiras em vez de apenas os pontos principais para refrescar nossa memória. Não é de surpreender que o livro seja tão longo. E a conclusão se baseia em tantas coincidências e comportamentos não característicos dos personagens que não dá aquela sensação satisfatória de chegar ao fim de uma trama bem planejada. Provavelmente houve muito planejamento, mas não foi bom.
 
O ponto forte são as muitas reviravoltas na trama. O livro talvez tenha sido planejado em torno das plot twists acima de tudo. Você ficará curioso com o final, então passará pelos diálogos estranhos, o terrível "romance", as explicações mornas, apenas para saber o que diabos aconteceu. E de alguma forma, há muito acontecendo, mas tudo é explicado no final.

Eu esperava mais de um livro tão famoso, mas é mediano, pelo menos, a menos que você se incomode com o romance com uma menor de idade, então eu diria para ficar longe porque isso ganha muito destaque e, embora a maioria dos personagens se posicione contra, o veredicto geral é a favor desse "amor", se é que se pode chamar assim.

Não pretendo ler o segundo livro desta série, no entanto...

Avaliação:

  

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.