16 julho 2023

{Resenha} Wish You Were Here - Jodi Picoult

Resumo: Diana O'Toole está perfeitamente no caminho certo. Ela estará casada aos trinta anos, terá filhos até os trinta e cinco anos e se mudará para os subúrbios de Nova York, tudo isso enquanto escala a escada profissional no mundo implacável de leilões de arte. Ela é uma especialista associada na Sotheby's agora, mas seu chefe deu a entender uma promoção se ela conseguir fechar um negócio com um cliente de alto perfil. Ela ainda não está noiva, mas ela sabe que seu namorado, Finn, um residente cirúrgico, está prestes a fazer uma proposta em sua viagem romântica para as Galápagos, dias antes de seu trigésimo aniversário. No momento certo.

Mas então um vírus que parecia estar distante aparece na cidade e, na véspera da partida, Finn dá a notícia: é tudo mãos à obra no hospital. Ele precisa ficar para trás. Você ainda deve ir, ele a assegura, já que seria uma pena que toda a viagem, que não pode ser reembolsada, vá por água abaixo. E assim, relutantemente, ela vai.

Quase imediatamente, as férias dos sonhos de Diana dão errado. Sua bagagem é perdida, o Wi-Fi é quase inexistente e o hotel reservado está fechado devido à pandemia. Na verdade, toda a ilha está agora em quarentena e ela está presa até que as fronteiras reabram. Completamente isolada, ela precisa sair de sua zona de conforto. Aos poucos, ela cria uma conexão com uma família local quando um adolescente com um segredo se abre para Diana, apesar da desconfiança do pai com os forasteiros.

Nas Ilhas Galápagos, onde a teoria da evolução de Darwin por seleção natural foi formada, Diana se vê examinando seus relacionamentos, suas escolhas e a si mesma, e se perguntando se quando ela voltar para casa, ela também terá evoluído para alguém completamente diferente.
(Data de Publicação: 30 de novembro de 2021)

 

Diana está determinada a cumprir seus objetivos de vida no prazo. E desta vez, ela pode conferir mais de um objetivo—ela finalmente pode fazer uma viagem com seu namorado, que parece estar prestes a pedi-la em casamento, após fechar um grande negócio que lhe renderá uma promoção no trabalho. Mas seus planos vão por água abaixo quando a pandemia de Covid começa. Assim, ela acaba sem a promoção ou o pedido de casamento, sozinha em uma das Ilhas Galápagos, que foi fechada devido à pandemia.

3+, apenas não o suficiente para arredondar para 4 por causa da segunda metade.

A leitura em si foi muito rápida, ela mantém você curioso sobre para onde Picoult está nos levando com tudo isso. Mesmo que eu tenha começado o livro no meu dia mais ocupado da semana, li exatamente a metade dele e depois terminei no dia seguinte. Os livros de Picoult têm essa magia que te puxa e te prende no livro até você chegar ao final e dar uma sacudida para ver se não há mais nada.

A questão é... era cedo demais para falar sobre a pandemia. Vou ignorar o trauma de tudo isso, o próprio tema pareceu muito vivo em minha cabeça. Enquanto Diana está nas Galápagos, ela recebe alguns e-mails de seu namorado, que por acaso é médico e está lidando com todos os pacientes. É uma homenagem óbvia aos profissionais de saúde, tornada mais proeminente à medida que o livro aprofunda o tema. Você pode prestar homenagem de outras maneiras além dos livros, para ser sincero. Era cedo demais.

Novamente, estou tentando não entrar em como a ferida ainda está aberta, também estou dizendo que não foi interessante. Cada um dos casos que li ainda estava muito fresco em minha mente para isso. Todos os tratamentos, todas as precauções, ainda fazem parte de nossa vida diária. Além de quase entrar no terreno de não-ficção, também era um banho de água fria sempre que o assunto surgia no meio de um paraíso como as Galápagos. Eu estava lendo o livro para escapar da realidade e não ser lembrado disso a cada segundo. Isso quase me fez sentir culpada por fazer uma viagem (através da leitura) às Galápagos enquanto as pessoas estavam passando por um inferno.

Este livro traz uma reviravolta importante que ainda não tornou tudo isso válido. Na verdade, quando aconteceu, eu estava tão certo de que haveria outra reviravolta que fiquei decepcionado com tudo. Eu sei que é minha culpa por criar expectativas do nada, mas por mais interessantes que as revelações tenham sido, elas também foram outro banho de água fria. Tudo isso para aproveitar o fim do verão nas Galápagos, não é mesmo? Então, quando finalmente entendemos o propósito do livro, ele se torna ainda menos atraente. Foi quase uma leitura de 4 estrelas até bem além da metade e então começou a morrer.

Se você deseja finalmente ler uma obra de ficção que aborda a Covid, em vez de fingir que 2020/21 foram apenas mais um ano como a maioria dos livros está fazendo, este pode ser o livro para você. Só consigo imaginar alguém achando isso interessante o suficiente neste momento. Eu adoraria ler este livro novamente em dez anos. Para lembrar todos esses dias fora da realidade que estamos vivendo, esperançosamente vivendo dias mais comuns. No entanto, como eu disse, a leitura é super rápida e vai te manter virando as páginas, como todos os livros de Picoult fazem.

 

 

Avaliação:

  

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.