06 junho 2020

{Resenha} Just a Boy and a Girl in a Little Canoe - Sarah Mlynowski

Resumo: O verão do Sam não está começando muito bem.Seu namorado, Eli, a abandonou para uma viagem de mochila europeia, e agora ela é uma conselheira no Acampamento Blue Springs: o acampamento de verão para o qual jurou que não voltaria nunca mais aos onze anos. Sam espera que as próximas sete semanas sejam um desastre total.

Isto, até que ela encontra Gavin, o instrutor de vela do acampamento, que vira suas expectativas de cabeça para baixo. Gavin pode ter conseguido o emprego apenas por seus abdominais. Ou aquele sorriso. Ou a maneira como ele preenche o tempo livre de Sam com encontros emocionantes - nadando sob uma cascata de estrelas, sussurrando segredos sobre os costumes, embarcando em um (muito precário) passeio de canoa após o anoitecer.

É um absurdo. Afinal de contas, Sam ama Eli. Mas um verão totalmente absurdo, completamente fora do normal, pode ser exatamente o que Sam precisa. E talvez, apenas talvez, lhe ensine algo sobre o que ela realmente quer.



Não é exatamente um romance, mas tem um pelo menos. Você acaba fincando morto de vontade é de trabalhar em um acampamento de verão, fique atento.

Mas falando sério, este livro é basicamente sobre um caso de verão, se traições te incomodam, não leia. Também fique avisado que ele faz parte de uma série. Eu não li o primeiro livro (nem sabia que este era um segundo livro...), então acredite quando eu digo que eles podem ser lidos como autônomos.

3.5.

Achei interessante ler um YA sobre uma caloura na faculdade, mas também considere que suas ações são as de uma caloura na faculdade; este livro não será apropriado para adolescentes mais jovens. Mas adolescentes mais velhos que ainda não estão nas faculdades também podem se identificar, já que se passa em um acampamento de verão, não em um campus e eu gostei dessa escolha, porque sempre parece que uma vez que você está na faculdade, as histórias sobre você se tornam NA. Claro que existem alguns YA's com personagens desta idade, mas eles são muito raros ou pior, eles se comportam como se ainda estivessem no colegial ou menos e a faculdade é só uma fachada. Então esta foi minha primeira grande surpresa.

A segunda surpresa é que o livro não é nada inocente, mas não tem nada a ver com a idade. Esta história é sobre a Sam, que quer ser professora e carrega um trauma por sua experiência em um acampamento de verão muitos anos antes. Um dia, ela é convidada a voltar como empregada nesse mesmo lugar e aceita porque será uma boa experiência, seu namorado vai passar o verão se divertindo na Europa sem ela, e enfrentar esses mesmos traumas. Lá, ela conhece Gavin, que também tem sua namorada na Europa. Os dois são inegavelmente atraídos um pelo outro e talvez não sejam fortes o suficiente para se segurar. Em outras palavras, essa história vai falar em traição, e embora Sam não esteja feliz por seu namorado estar longe, o cara não fez nada de errado para merecer isso. O que ela deve fazer?

Eu li por aí algumas críticas condenando a história porque parecia favorável à traição. Não posso defender a traição em si, e não acho que a autora tenha sido tão firmemente contra ela. E mesmo que eu não esteja tão incomodada em geral com esta linha de enredo, o fato de Sam não ter nenhuma desculpa, exceto que Gavin era bonitão, realmente me irritou um pouco.

Concomitantemente, eu acho que é algo que acontece, especialmente quando você não está em um relacionamento perfeito. Eu aplaudo o autor por ser capaz de construir um ótimo cenário para o leitor ser dilacerado: Eli não fez nada de errado, mas isso significa que Sam tem que ser crucificado por um erro? Estamos falando de adolescentes mais maduros e de como eles também podem muito facilmente estar no lugar dela. Não é bom ver um desenvolvimento mais realista? Nem todos os namorados são abusivos, às vezes você é apenas atraído por outra pessoa. Não vou te estragar, mas o final também foi simplesmente perfeito. Portanto, se você não se importa em ler um livro inteiro sobre o desenvolvimento de um caso, faça-o.

Havia outros grandes aspectos sobre essa história. Para ser honesto, o "romance", se você pode chamá-lo, nem era tão bom assim. Eu não conseguia entrar no Gavin, só entendia que ele era muito sexy e sua personalidade não era tão ruim assim, mas cheirava mal aqui e ali. O que era realmente, realmente bom aqui eram as descrições da vida em um acampamento. Eu nunca fiz isso, definitivamente não sou suficientemente ao ar livre para considerar seriamente uma, mas depois de algumas páginas, eu estava morrendo de vontade de voltar no tempo e me inscrever para uma.

E Sarah Mlynowski é uma autora que admiro há muitos anos, não importa o público alvo que ela tenha em um livro, eu sei que ele terá um gosto diferente dos outros, apenas o suficiente para que possamos desfrutar, mas não tanto para nos acostumarmos com ele.

Aqui também há crianças, muitas, muitas crianças bonitinhas! Adorei as cenas com elas, embora houvesse muitos nomes para decorar. Provavelmente, elas foram o motivo para as cenas sobre o acampamento serem tão divertidas.

Isso já ficou muito longo e sinto que há muito mais coisa que eu também queria mencionar. Só vou dizer que gostei muito da conclusão. Se há alguma falha é que eu queria ler mais sobre isso.

Há problemas nessa leitura, mas os prós foram suficientes para conseguir um arredondamento para quatro estrelas. Além disso, eu mal posso esperar pelo próximo lançamento do Mlynowski!


Avaliação:

  

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.