24 junho 2019

{Grumpy Thoughts} Por que eu não gosto de ler?

Há quanto tempo não postamos, né? Surgi aqui depois de fazer uma thread enorme no meu Twitter e aí pensei: vai que é interessante pro Grumpy Readers?

Estava no Youtube quando topei com um vídeo de coisas bizarras que pessoas ouvem quando estão lendo ou dizem que gostam de ler. Se também quiserem chorar porque já passaram por essa, aqui está o link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Q91Z9Lrq1cA

Mas isso me fez pensar noutro lado: coisas que as pessoas falam para justificar não ler. Além ainda: como posso superar isso e me fazer ler?




Disclaimer: cada um tem seu gosto! Mas é que eu, como qualquer pessoa que gosta muito de uma coisa, quero que todo mundo goste também. E isso é ler, adoraria muito fazer todos os meus amigos viciarem em ler ao menos um livro por semana. Depois fazê-los ler os livros que eu estou lendo, mas esse é o segundo passo da dominação global. (O terceiro é seguirem meus blogs de leitura, claro).

Voltando, algo que notei comigo, na época em que eu não tava lendo muito, era que eu. na verdade. estava lendo pra caramba só não considerava leitura: mangá, light novels, posts de internet, legenda de anime/série... Não é à toa que você não gosta de ler livro! Você já tá lendo pra caramba!

Outra causa pra mim e que é relacionada: tinha esse monte de coisa que eu lia e terminava em dois segundos, sem me dar tempo de me desconcentrar. Já um livro, você raramente termina em um dia, e aí vai inevitavelmente parar e ficar checando a internet toda hora. Nunca vai terminar.

Já disse que tô falando de mim, então isto é ultra pessoal: mas eu sou afobada. Terminar é a real gratificação. Aproveitar a jornada é um bônus. Se eu nunca termino um livro, nunca sinto gratificação de ler um livro. Pior, só sinto aquela tarefa acumulada pq não terminei.

Outro problema é que se você não lê muito, não sabe bem quais os seus gostos. Livro não é só história interessante, tem uns trocentros outros elementos que te farão gostar ou não gostar tanto ou até odiar.

Você acha que não consegue ler porque:
1 - não tá exercitado a se concentrar e ainda tem,
2 - você nem notou que não está gostando do livro.

Pra adquirir o hábito de ler é bom começar logo bombando, pegando um livro que 100% vá te apaixonar. E largar logo essa coisa que não tá avançando.

Voltando ao problema da concentração, se você também sofre isso, eu acho o mais difícil. A menos que o livro seja MUITO bom e realmente tenha belos cliffhangers (sabe aquele momento em que termina o capítulo antes do grande beijo ou na hora que tiram a máscara do bandido?), você pode precisar de alguns truques. Isso é uma questão de hábito igual exercícios e boa alimentação:

1 - Separe uma hora do dia em que você vá ler.
Na minha hora de ler, eu me sinto estranha fazendo qualquer outra coisa ou pior: é como agora que eu me sinto sem o que fazer (eu terminei um livro e não queria começar outro no mesmo dia).

2 - Separe um canto de leitura.

3 - Longe de internet, longe de celular, longe de computador.
Eu tive meu maior período sem conseguir ler porque tava tentando ler no computador, mas isso não funciona pra mim. Ele tava constantemente me lembrando de outras leituras de recompensa imediata. (Aviso: este tuite (não) foi patrocinado pela Amazon) O kindle me salvou nisso, porque o navegador dele é um lixo e deveria continuar assim. Eu sento com ele num canto e consigo me desligar por ao menos meia hora. Claro que ainda tem o perigo do celular...

4 - É bom tornar o momento ainda melhor com coisas que você goste.
Fique na banheira, deite no seu sofá favorito, faça o seu número 2, coma aquele biscoito que você não pode comer muito pq engorda.

Ler não vai te tornar inteligente, não busque livros didáticos. Ok, tem gente que gosta de coisas assim, mas esse era um erro meu. Eu tentava escolher títulos de alta intelectualidade (desde que não fossem clássicos xD), que fossem me ensinar coisas.

Ler é um hábito, como se exercitar. Não vai ser corrento uma super maratona que você vai passar a gostar de correr, não vai ser subindo o everest que você vai gostar de escalar.

Não associe a uma conquista intelectual, associe a um guilty pleasure.

Você não tem que se esforçar. Tô falando em círculos aqui, mas até você gostar desse hábito, não saia pegando coisas não imediatamente prazerosas. Pegue aquilo que você gosta! De preferência, aquilo que vai te prender. Por isso mistérios são tão queridos, eles são construídos pra te fazer querer saber o final.

Por último, lembrando que você precisa prestar atenção nos sinais, o livro pode ter tudo pra você gostar mas alguma coisa nele pode não estar te trazendo realmente uma experiência agradável. Confie no seu instinto e passe pro próximo. Não se torture.

Esses foram os tuítes. Não creio que alguém ainda siga o blog, mas queria deixar registrado. Claro que eu revisei o post e tentei deixar ao máximo sem typos ou coisas de Twitter, mas deve ter sobrado muito ainda. Nem achei tag no blog pra usar neste post e inventei uma.

Oh well, até a próxima!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.