10 janeiro 2016

{Resenha} Amor à segunda vista - Mhairi McFarlane

Título Original: Here's Looking at You
Editora: HarperCollins
Ano: 2015
Número de Páginas: 368

E tão desesperadamente quanto Anna não queria ser definida por aqueles terríveis anos de quando mais jovem, ela ainda se sentia muito mais como a garota que era chamada de besta peluda, do que a mulher que recebia assobios.

Resumo: E se a pessoa de quem você mais fugiu no passado fosse agora de quem você precisasse? Anna era o patinho feio da escola, mas seguiu em frente e hoje, apesar de uma vida amorosa tragicômica, é feliz e realizada. Amor à segunda vista é sobre aceitar quem somos de verdade e ficar feliz com isso. Os leitores vão rir e lembrar que o mundo dá voltas, queridinha; afinal, tudo é possível, no amor e na vida. -Skoob


Este livro revelou-se ter um valor inesperado.

Anna, antigamente conhecida como Aureliana, sofreu um trauma na escola após confiar no garoto de quem gostava, James Fraser, e ser humilhada publicamente graças a isso. Desde então, ela perdeu todos os quilos extras e conseguiu uma boa carreira como professora universitária. Resta ainda um pé atrás quando o assunto é investir no outro, o que vem atrapalhando seus encontros pela internet para conhecer o homem com quem se casará. E nessa época que ela reencontra James, com quem surpreendentemente acaba se tornando amiga.

Meu resumo ficou muito ruim, eu reconheço, mas o título em português diz muito. Anna não está mais realmente apaixonada por James quando o reencontra – até porque isso é uns quinze anos depois. Na verdade, ela ainda sente raiva pelo que ele causou e até medo de ser exposta em sua nova vida pelo que ela costumava ser: gorda de estranha.

E essa mentalidade da Anna me incomodou de uma forma que não sei se era o que a autora queria. Até o final do livro não consegui descobrir. Minha crítica está justamente no tratamento que ela deu à transição Aureliana e Anna, como se ser gorda fosse um problema. Ela algumas vezes chegou perto de derrubar esse argumento, outras até chegou a expor a pergunta: o James ainda iria querer ser amigo de Aureliana, como ela era antes? Eu não sei se é um livro que ajuda você a se aceitar. A Anna não fez mágica, mas ela emagrecer e virar muito bonita por isso pareceu. Aliás, todos os problemas dela de autoestima eram até justificáveis, mas precisavam decorrer quase exclusivamente de ela estar muito acima do peso? Um romance não tem a mínima obrigação de ser psicologicamente correto, mas já que ela autora foi tão fundo no assunto – e eu não sou de me apiedar assim tão fãcil, não –, eu teria apreciado muito mais a abordagem.

Opinião minha e só minha.

E, por outro lado, eu aplaudo o tratamento ao James. Tem uma parte que eu o odiei. Odiei muito. Por meio livro, tentei fazê-lo príncipe encantado mal compreendido e aí ele estragou tudo. Eu, sendo a Anna, não sei se o aceitaria depois daquela. Contudo, a autora está de parabéns pela coragem de mostrar toda a lama do personagem para depois sim levantar a questão se ele, como um todo, passado e presente, merecia ser perdoado.

Olhando exclusivamente pelo lado da história, a leitura é muito divertida. A Anna tem muito do que reclamar, mas ela não perde páginas e páginas de mimimi. Eu morria de rir com os encontros dela com os caras da internet e ria mais ainda das conversas com os amigos e com a irmã. Todos os personagens eram adoráveis a ponto de não importar quem estava em cena, eu adorava. James pode ter aquele problema do parágrafo acima e alguns outros de personalidade que, como mencionei, eu teria logo me desinteressado fosse ele meu interesse. Ainda assim, como personagem, ele me entreteve bastante. Aliás, os dois formam um casal lindo, resultando em cenas que vão muito além de apenas descritíveis como "fofas".

O final foi muito aceitável, mas alerto que os últimos 20% se arrastaram um pouco. Eu acho que teria cortado bastante dali se fosse a editora. 

Enfim, mais que recomendo este livro aos fãs de comédia romântica, por trazer junto conteúdo e diversão. Realmente, pelo resumo oficial, eu não teria imaginado ter algo a mais. Fiquei muito curiosa pelo romance de estreia desta autora, Desde O Primeiro Instante, também já lançado aqui. Alguém já o leu?

Avaliação:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.