28 julho 2015

{MLI2015} 3ª SEMANA

Breve comentário dos livros da minha terceira semana na maratona. Dessa vez escrevi menos, mas estou com preguiça não quis dar spoilers. Além disso, há dois livros de ficção científica na lista. Quem disse que tenho competência para fazer resenha de ficção científica??? Indo ali correr em círculos...

Quando a maratona terminar as resenhas voltarão a ser completas. Não que a gente tenha feito muitas... Er... 


NEUROMANCER 

Título original: Neuromancer 
Autor: William Gibson 
Editora: Aleph 
Ano: 2008 
Páginas: 320

Sobre o que é: Primeiro livro de uma trilogia. Temos um mundo dominado pela tecnologia, incluindo uma realidade virtual chamada Matrix... Case é uma espécie de superhacker que tem o sistema nervoso danificado por um empregador como vingança por tê-lo roubado, o que o torna incapaz de acessar o ciberespaço. Depois de gastar todos os seus recursos tentando se curar sem sucesso, ele passa a morar nas ruas do Japão, se drogando e envolvendo-se com gangues até o dia em que recebe uma proposta de um homem misterioso: a cura do seu problema em troca de trabalhar para ele. Dai em diante, Case se vê visitando vários lugares na companhia de uma assassina chamada Molly (entre outras figuras bizarras), realizando tarefas que envolvem uma inteligência artificial e os negociantes por trás dela, ao mesmo tempo em que tenta investigar no que realmente está se envolvendo. 

Avaliação:


Esse é um livro difícil de comentar porque todo o barato dele está na atmosfera. Gibson criou um mundo em que a tecnologia ao invés de facilitar a vida das pessoas as tornou dependentes e solitárias – para não mencionar bizarras. Há basicamente uma sensação de pessimismo contagiante, do começo ao fim. Confesso que passei uma boa parte do livro tendo que reler páginas inteiras para entender o que estava acontecendo. A linguagem é pesada e cheia de reflexões, sem mencionar que algumas metáforas são difíceis de entender, especialmente quando descrevem sensações que só existem no universo do livro. Mais ou menos na metade, quando a ação se intensifica, as coisas ficam mais claras. Meu conselho para quem começou a ler e pensou em desistir porque a leitura está lenta: persista, vale a pena sim.



ALMA? 

Título original: Soulles 
Autor: Gail Carriger 
Editora: Valentina 
Ano: 2013 
Páginas: 308 

Sobre o que é: Inglaterra, período vitoriano, os seres humanos têm de conviver com seres sobrenaturais: lobisomens, vampiros e fantasmas. A Srta. Alexia Tarabotti, no entanto, não é humana nem sobrenatural. Ela sofre da sina de não possuir alma, o que a torna preternatural. Um toque seu e qualquer ser sobrenatural perde seus poderes e se transforma em um simples humano. 

O livro é o primeiro de uma série, e Alexia se vê envolvida com um caso de desaparecimento de sobrenaturais desgarrados, além de ter que lidar com os avanços românticos de Lorde Maccon, o alfa de uma alcateia de lobisomens e agente do DAS (espécie de Scotland Yard sobrenatural). 

Avaliação: 


Esse livro é delicioso por causa do tom de paródia perfeito que a autora assumiu. Alexia e Lorde Maccon são personagens excelentes e não são os únicos. Há vários personagens secundários totalmente impagáveis. A sociedade inglesa, em todo seu charme, intriga e tendência a fofocar o dia inteiro, está lindamente representado. Muito amor por esse livro; com certeza vou ler o próximo da série. 

Agora a razão pela qual minha nota não foi maior: apesar de não ter chegado a me entediar, porque, repito, o tom de comédia é realmente bom, eu teria gostado muito se Alexia e Lorde Maccon tivessem discutido mais e se agarrado menos. As páginas e mais páginas dos dois se agarrando me fizerem revirar os olhos tantas vezes que poderiam ter me causado um dano físico permanente! Eu teria uma coisinha a dizer sobre o final, mas isso seria spoiler, então vou massagear meus olhos e ficar quieta.



ENCONTRO COM RAMA 

Título original: Rendezvous with Rama 
Autor: Arthur C. Clarke 
Editora: Aleph 
Ano: 2011 
Páginas: 288 

Sobre o que é: Se passa no futuro. Um imenso asteroide, batizado de Rama, está vindo de encontro a Terra. Nossos astrônomos enviam uma nave de reconhecimento que conclui que, na verdade, não se trata de um meteoro, mas de uma nave gigantesca. Com a expectativa de encontrar vida extraterrestre, um grupo de exploradores é enviado para adentrar a nave e descobrir seus segredos. 

Avaliação:


Uma leitura bastante agradável. O livro inteiro é sobre os problemas que os astronautas enfrentam durante a exploração de Rama, incluindo alguns causados pelos próprios humanos que temem as intenções dos supostos alienígenas. O livro é extremamente descritivo e, provavelmente por ser parte de uma trilogia, não trás grandes revelações. Tenho a impressão que daria um filme fantástico...



O HOMEM QUE MATOU GETÚLIO VARGAS 

Título original: O Homem Que Matou Getúlio Vargas: Biografia de Um Anarquista 
Autor: Jô Soares 
Editora: Companhia das Letras 
Ano: 1998 
Páginas: 344 

Sobre o que é: A biografia de um assassino Dimitri Borja Korosec, desde o nascimento até a vinda ao Brasil, quando ele se torna obcecado por matar Getúlio Vargas. 

Avaliação:


Eu gosto muito dos livros do Jô Soares. As situações ridículas, mas com tom sério, que ele descreve são hilárias, sem mencionar a narrativa excelente. Se esse não for o melhor livro dele, com certeza fica no top 2. 

O personagem principal é um assassino extremamente desajeitado que ainda não decidi se é o personagem mais azarado ou mais sortudo que já vi em um livro. A forma como o autor o envolve na vida de personalidades históricas conhecidas é excelente; sempre conseguindo estregar a vida de todo mundo e sair (mais ou menos) ileso. Menção honrosa para as fotografias que são uma comédia à parte. Recomendadíssimo.



E a previsão da quarta - e última! - semana é... Muitas lágrimas porque o negócio não está rendendo. Vou terminar isso aqui e correr para ler desesperadamente...

2 comentários :

  1. Tinha esquecido que só li e não comentei o post! Esse Neuromancer, não tinha compreendido, mas vendo seu resumo entendi quando você falou de alguém compará-lo com Matrix. E que bom que valeu a pena! Eu sou uma que fica anos pra ler quando o livro fica lento e acabo desistindo tacitamente — porque nunca mais leio a próxima parte, rs.

    E que bom que gostou do livro do Jô!!! Eu amei quando li agora deu até vontade de ler de novo, coisa que nunca faço, rs. Pena que a lista de livros que quero ler tem prioridade e ela é infinita @-@

    "Eu teria uma coisinha a dizer sobre o final, mas isso seria spoiler"

    Dessa forma como você pôs virou um teaser..... fiquei curiosa!! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás, nooooossa, já foi a terceira semana! E são quatro, né?? Que rápido, não acredito que a maratona já tá no fim. Vou sentir falta de ver sempre um post aqui! xDD

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Grumpy Readers - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leila, Elza e Anita.
Tecnologia do Blogger.